CRONOLOGIA


Este espaço é para meus netos conhecerem um pouco deste cara que foi um dos avôs deles. Também servirá para se saber mais sobre a correlação entre o que foi a criança e o adulto em que se tornou. Quais foram os eventos que determinaram meu trajeto pessoal, familiar e profissional? Que pessoas tiveram importância no meu agir ou no meu pensar? O que concluí de tudo?


CRONOLOGIA

Como somos todos "descendentes", começo por deixar este link onde há uma lista de nomes de família onde se pode encontrar informações sobre imigração alemã em meados do século XIX, cidade de Petrópolis etc. 

Nos documentos abaixo, muita informação sobre árvore genealógica e história da imigração dos Vogel.

Genealogia da Família Vogel

Gráfico da Família de Joseph Vogel

Lista de Passageiros do Navio Franklin - Desde 1824 levas de imigrantes alemães chegaram ao Brasil, entre eles muitos de sobrenome Vogel, não se tendo qualquer informação das relações de parentesco entre eles. 

Veja também no Instituto Histórico de Petrópolis - Colonização Alemã

História da Origem da Família Vogel - Uma ressalva: este relato se refere à chegada de João Vogel em 1847 (14 anos antes da chegada de meu bisavô), cujos descendentes, portanto, fazem parte de um ramo diferente do meu (não há registros sobre relações parentais entre eles).


1949

Março, 24, nascimento em Petrópolis, no bairro Castelânea.



Sou filho de um casal de pessoas simples, minha mãe filha de tecelão e meu pai, o último de 8 irmãos, foi deixado aos cuidados de 3 tias - isto em 1923 -, após a morte de minha avó, quando ele tinha apenas um ano e meio de idade. Dizia ele que uma lhe deu carinho, outra palmadas e a terceira lhe proporcionou estudo e educação em uma família católica de classe média de comerciantes.

A tia "rica", filha de imigrantes alemães, irmã de meu avô paterno, naquela época já era viúva e dona de uma confeitaria que ela mesma fundara em 1898. Não tendo filhos, cuidou de meu pai como se filho fosse. Ele chegou ao 2º grau, se formando em Técnico de Contabilidade, o que, em meados dos anos 1940, era muita coisa. Aos 25 anos casou com minha mãe, Neuza Guttmann, quatro anos mais nova, e de presente ganhou uma boa casa, em terreno de 900 m2, no bairro Castelânea, em Petrópolis (foi o único imóvel, de todo o patrimônio que haviam construído, que constou no inventário a ser legado a mim e minha irmã, e ainda é nosso até hoje, 2020).

Uma das condições que minha mãe impôs para aceitar se casar, foi o de que seus pais, meus avós, José e Josefina, fossem morar com eles. 
Aos 7 anos fui para o colégio Werneck, no centro da cidade, na rua Paulo Barbosa, onde estudei até o início do 2º grau. Não por coincidência foi onde meu pai também estudou até se formar.

1953 (4 anos) 

Viagem no trem internacional de São Paulo a Santo Ângelo/RS, para visitar meu tio Pedrinho, o mais velho entre os 8 irmãos de meu pai.


1955 (6 anos) 


Jardim de Infância na escola municipal, no bairro Alto da Serra.  Até aprender a ir sozinho (apens 1 mês depois), quem me leva é meu avô José. E primeira e única briga de rua em que me envolvi. Apanhei.



Ao entrar para o jardim de infância, aos 6 anos, na escola municipal no bairro Alto da Serra, meu avô é que, a pé, me levava e buscava. Foi nesta época que aconteceram duas primeiras coisas: a primeira paixão, pela professora, e o primeiro amigo, Giovanni. E vinte anos depois vim descobrir que todos os dias daquele ano eu passava, por duas vezes, na porta da casa em que, mais tarde, iria morar aquela que seria minha segunda e eterna paixão, Regina.

Entre 1954, nascimento de minha irmã Neusa, e 1955, meu pai construiu uma nova casa no terreno onde até então era o grande quintal, o espaço em que viajei na imaginação com meu jipe, andei de velocípede com meus primos, aprendi a andar de bicicleta, jogar bola, amar uma árvore e paquerar a vizinha-veranista do Rio através da cerca-viva (onde, um dia, conheci e me assustei com um bicho-de-pau).

1956 (7 anos) 

Preliminar no colégio Carlos Alberto Werneck, na rua Paulo Barbosa. Por esta época, começa a rotina de todas as férias escolares, janeiro, fevereiro e julho, em Camboriú.


Construção da casa nova no terreno ao lado. Começa a amizade com Giovanni.


1957 (8 anos)

Primeira série do primário, no prédio da avenida XV (mais tarde, avenida do Imperador). 


Soltávamos pipa em frente à casa e bola de gude na beira do rio.


1958 (9 anos)


Segunda série do primário.

Obrigado a ir à missa aos domingos, mas só eu, meus pais ficam dormindo. Convoco Giovanni e ficamos gazeteando.

1959 (10 anos)


Terceira série do primário.


Eu e Giovanni íamos a pé para a escola para economizar o dinheiro da passagem e gastar no final de semana.


1960 (11 anos) 


Aulas particulares com Dona Clóris.

Quarta série do primário.


Inaugurado o trecho da BR-040 conhecido como Estrada do Contorno, fato que marca o início do declínio da Confeitaria Petrópolis, pois a classe abastada que passava os finais de semana na região de Itaipava e arredores, deixava de passar pelo centro de Petrópolis como antes era obrigatório.


1961 (12 anos) 


Primeiro ano ginasial. Questiono a existência de um Deus e me identifico como ateu.


1962 (13 anos) 


Segundo ano ginasial. 


1963 (14 anos) 


Repetência  do 2º ano ginasial. Entro para o Escotismo. Por algum motivo que não me lembro, fomos morar no sobrado da confeitaria.


O primeiro cigarro dos próximos 29 anos.


Entrei para o grupo de escoteiros do Ar chefiado por Mário Sérgio. Nos reuníamos aos domingos numa garagem da sede velha do Serrano (praça da Liberdade, esquina com João Pessoa). Ali acontece o que considero minha primeira manifestação de insurgência e o caráter de liderança.


1964 (15 anos) 


Terceiro ano ginasial. Me torno guia da patrulha dos Urubus, a patrulha dos proscritos. 


Assisto ao filme dos Beatles "A hard days and nights" no cine esperanto. Fico impressionado com a gritaria das meninas durante a sessão.


Dezembro - Mês dos bailes de formatura no Quitandinha.


1965 (16 anos) 


Julho - Jamboree Panamericano na ilha do Fundão. Arrumo uma confusão no  acampamento  e sou levado depois a "corte marcial", mas absolvido. Morre meu avô José. 


Formatura no ginásio. Voltamos para a casa da Castelânea depois que meu pai jogou a toalha na sociedade. Mais um passo rumo à decadência familiar, na medida em que o ganho de meu pai cai à metade com a entrada de mais 2 sócios.


Assisto Help no mesmo cine Esperanto. 


1966 (17 anos) 


Entrei para o científico, mas abandonei no final do ano em função das notas de física e química não terem superado a marca de 1,5 pontos. Últimas férias em Camboriú. Meus amigos não são bons meninos. A droga, maconha, bolinha e eventualmente cocaína, circulam à minha volta. Alguns são pegos pelo delegado que lhes raspa a cabeça e mostra nos jornais para todos saberem que os carecas eram maconheiros. 


1967 (18 anos) 


Primeiro ano de Contabilidade. Em um debate pela madrugada com 2 amigos, percebo que discutir religião é absurdo, pois ninguém convence ninguém de nada, muito menos sobre fé. 


Fevereiro - Fiz um acordo com meu pai de trabalhar com ele por um ano e, ao final, se eu não quisesse continuar estaria livre para seguir meu caminho.


Indo para o trabalho, entro no ônibus Avenida Central e vejo a morena de pele branca e rosto rosado mais linda do mundo. Me apaixono na hora.


1968 (19 anos) 

Fevereiro - Conforme o combinado, ganhei carta de alforria de meu pai.


Março - Entrei para o banco Ribeiro Junqueira, onde era gerente um amigo de meu pai e curso o 2º ano de Contabilidade


Junho - Pedi demissão porque só saia 10 horas da noite e não conseguia assistir às aulas do curso de contabilidade. Não aceitaram e me prometeram que eu passaria a sair às 7.


Agosto - Continuei saindo tarde do banco e, então, sai do banco. E sai também do curso de contabilidade. Fui fazer cursinho vestibular no IBE do professor Geraldão. Meu empenho era tanto que até atuava como seu auxiliar, dando aula de reforço para meus colegas.


Eu, Abrahan, Victor Tadeu Beltrame e seus dois irmãos, nos víamos como pertencentes à república da Picêta, um invenção nossa.


1969 (20 anos) 


Janeiro - Passo no vestibular para Economia na UCP. Faço as 5 possíveis matérias para o, então, chamado Artigo 99 ou Madureza e passo. Como eram 6 matérias, sou obrigado a esperar o exame de julho.


Março (6 anos) - Começo a frequentar as aulas na faculdade sem ter diploma de 2º grau.


Maio - Por não ter apresentado diploma de 2º grau, sou forçado a abandonar as aulas. Mas neste período, faço um curso de FORTRAN. E junto com meu pai, faço um curso de Leitura Dinâmica, moda na época.


Julho - Faço a prova de sociologia, a última para obter o diploma de 2º grau.


Agosto - Ida para São Paulo. A primeira semana me alojo no quarto de empregada da casa de uma prima do Henrique Maia, no Brooklin Novo. Depois vou para uma pensão na Bela Cintra. Faço cursinho vestibular com o objetivo de entrar na FEAUSP. Esta é a época em que escrevo muitas cartas para Regina.


Dezembro - Faço o vestibular. Volto a Petrópolis, vou a um baile de formatura no Quitandinha e, usando minha irmã na função de cupido, sou apresentado a Regina e a convido para dançar.


1970 (21 anos) 


Janeiro - Descubro que passei e entro para a USP. Me mudo para uma kitinete dividida com um amigo.


Primeiro ano em Economia e Administração


Fevereiro/08 - Depois de um cerco de 3 meses, n um domingo de carnaval, na matinê, recebo o sim da Regina.


1971 (22 anos) 


Segundo ano em Economia e Administração


Fotografo pelas ruas de São Paulo e escrevo para minha amada.


Maio - A mãe de Regina inventa mentiras para me separar da filha.  Não dá certo. Em resposta, em julho ficamos noivos.


1972 (23 anos) 


Terceiro ano em Economia e Administração


Janeiro/30 - Me caso com Regina.


Junho - Regina pega rubéola. Em comum com o médico, decide-se pela continuidade da gravidez.


Novembro - Regina volta para Petrópolis para ficar sob os cuidados da família.


1973 (24 anos) 


Abandono da faculdade e volta para Petrópolis


Janeiro, 10 - Nasce Felipe 


Março - A casa de baixo é desocupada e nos mudamos para lá.


Junho - Entro como estagiário na Eletrobrás com a ajuda de Maria Eugênia,  amiga de minha irmã.


1974 (25 anos) 


Sou contratado pela Eletrobrás


1975 (26 anos) 


Compro meu primeiro carro, um Opala 2 portas prata.


Março 


Monto um laboratório e estúdio de fotografia em casa


1976 (27 anos) 


Saio da Eletrobrás para ser fotógrafo freelance


Julho - Sou contratado para fazer um trabalho de acompanhamento fotográfico da obra do empreendimento Bracuí, em Angra


1977 (28 anos) 


Abro o estúdio de fotografia Um Ponto Dois, com 200 m2, em sociedade com Enrique Fernandez, o Kike, no edifício Gelli em Petrópolis.


Outubro/12 - Nasce Paula


1978 (29 anos) 


Fevereiro - Fechamos o estúdio.


Março - Começo a trabalhar com Giovanni e Mauricio na Paulo Giovanni Publicidade, sem remuneração. A agência era uma sala de 30m2 na Senador Danas, no Rio.


Junho - Giovanni e Mauricio me convidam para ser "associado", uma fórmula de sociedade que eles já tinham.


Agosto - Compramos uma casa no Rio Comprido e começo a tocar a reforma para adaptar às necessidades do negócio. Mudamos o nome da agência para Giovanni & Associados Comunicação.


1979 (30 anos)


1980 (31 anos)


Julho - Com a agência crescendo, depois de muitas negociações compramos a casa da família Peixoto de Castro na rua Santa Amélia, no Rio Comprido. Fazemos uma reforma cujo custo total incluindo os móveis foi maior que o custo da casa.


1981 (32 anos) 


Dezembro - Compro, financiado pela Caixa, o apartamento do Riviera Dei Fiori.


1982 (33 anos) 


Fevereiro, 8 - nos mudamos para o Rio.


1983 (34 anos) -


1984 (35 anos) 


Março - Por vontade da Regina voltamos a morar em Petrópolis, em uma casa alugada no bairro Cremerie.


1985 (36 anos)


1986 (37 anos) 


Outubro - Saio da Giovanni.


1987 (38 anos) 


Março - Crio a Altermark com Emilio Medina.


1988 (39 anos) 


Conquistamos a conta da Phillipe Martin, griffe de moda e nos habilitamos como uma das agências da Prefeitura do Rio.


1989 (40 anos) 


Altermark vai sobrevivendo aos trancos dos planos econômicos.


1990 (41 anos) 


Março16 - Plano Collor. Consigo salvar duas folhas de pagamento e somos beneficiados por um erro do Banerj (os bancos eram um caos total) que creditou em nossa conta um valor para a época, suficiente para pagar todas as contas até setembro, quando o banco descobre o erro e quer o dinheiro de volta.


Junho - Reconquistamos a conta da Prefeitura do Rio.


1991 (42 anos) 


Maio - Vou a Amsterdã para o funeral da Mônica.


1992 (43 anos) 


Outubro - Saio da Altermark para buscar alternativa de vida profissional. Até o final do ano me dedico a escrever para saber se seria uma alternativa. Concluo que não.


1993 (44 anos) 


Distribuo currículos em busca de trabalho. Sem sucesso.


1994 (45 anos) 


Faço trabalhos eventuais de consultoria em planejamento estratégico, principalmente para a Giovanni em concorrências de contas do governo. 


1995 (46 anos) 


Não encontro trabalho. Assumo dívidas para poder pagar as contas.


1996 (47 anos)


Agosto - Sou contratado para Diretor de Marketing do Hotel Rio Palace.  Saio em dezembro, com o hotel prestes a entrar em falência.


1997 (48 anos) 


Estou fascinado pela internet. Crio o site INTERNET MARKETING por onde distribuo artigos sobre a nova tecnologia. É criada pela Ediouro a revista INTERNET MARKETING da qual me torno articulista até o número 6. Ela sai de circulação 1 ano depois.


Julho - Emilio me chama para fazer um evento para a Souza Cruz. Crio o projeto SENDme! 


Agosto - Realizamos o projeto NOVOS TEMPOS, NOVOS MEIOS.


1998 (49 anos) 


Retomo a sociedade na Altermark com a proposta de fazer a agência especializada em mídia exterior. Sede em Ipanema. O único faturamento foi produção de material para campanha política.


1999 (50 anos) 


Ano dedicado à licitação de mobiliário urbano, representando o grupo Clear Channel. 

Fizemos um contrato de risco com a empresa Adshel, depois foi incorporada pelo grupo Clear Channel.

Dezembro -  Nos sagramos vencedores da área 1 da cidade. Nosso prêmio (success fee) foi de 200 mil dólares.


2000 (51 anos)


A Clear, não tendo qualquer estrutura no Brasil, nos contrata para cuidarmos da comercialização dos relógios de rua que então existiam na cidade. Este trabalho vai nos permitir entrar nas grandes agências do Rio e de São Paulo e vender nossa especialização. Também foi o ano do projeto de outdoor para a TV GLOBO (através da Giovanni) que acabou sendo cancelado.


Julho - Depois de um estresse muito grande consigo fazer com que o Emilio assinasse o contrato da empresa com minha participação formal, não com 50% como previamente acordado, mas com 40%.


2001 (52 anos) 


Ano tomado pelo projeto de outdoor em todo o Brasil para a TV Globo. Em dezembro, às vésperas de iniciar a exibição, o projeto foi cancelado. Um simples e-mail. 


2002 (53 anos)  


Conquista da conta da TIM. Emilio, rompendo novamente um acordo prévio, assume a Presidência da Clear Channel.


2003 (54 anos) 


Mudamos a sede para o Leblon. Como minha irmã vai voltar para o Brasil até o final do ano, resolvemos aproveitar para ir à Europa (Suiça e França).


2004 (55 anos)


2005 (56 anos) 


Conquista da conta da Embratel. Compro na planta uma loja no shopping Estação Itaipava.


2006 (57 anos) 


Mudamos a sede para a Barra. 


Setembro - Vamos à nossa segunda viagem à Europa, agora para, pela primeira vez, passar uma semana navegando pelos canais da França em uma penichétte. Foram 45 dias passando por Portugal (Lisboa e Algarve), França (Toulouse e 11 dias em Paris) e Espanha (Madri, Valença e Maiorca).


Dezembro 


A loja do Estação é entregue e ofereço a Felipe para abrir uma papelaria.


2007 (58 anos) 


Setembro - Compra da casa do Ribeirão para Felipe morar. 


Compro no final de construção o apartamento no Dei Pini.


2008 (59 anos)


 Maio - Num processo estressante, mudamos a Altermark para o Le Monde, cuja construção acabava de ser entregue. 


Convido Rubens e Maria José e vamos para a Europa: Penichétte (passamos por Carcassone), sul da França (San Remi, Chateneuf du Pape, Cannes), Mônaco, Roma e Paris.


2009 (60 anos) 


Vendemos 30% da Altermark para o Alexandre (10% meus e 20% do Emilio). 

A venda me propiciou comprar o Nosso Canto.


Agosto - Fechei o restaurante Pimenta Verde, no Arcádia, e Regina deu seu primeiro show para 70 convidados (amigos e familiares), junto com Mirabeau, um saxofonista e um baterista. 


2010 (61 anos) 


Abrimos a ADSMAIS OOH, uma nova agência em São Paulo, com dois objetivos: eliminar conflito de conta entre Embratel e TIM e para prospectar onde estão os maiores anunciantes. Os objetivos não foram alcançados e até 2016 ela não "disse a que veio".


2011 (62 anos) 


Primeiro semestre com muito estresse com sócios. As consequências de ter esticado o tapete vermelho para o Alexandre, explodem no meu colo. O investimento na ADS já soma 2 milhões de reais.


2012 (63 anos) 


Janeiro - A ADS conquista a conta da NET.


Março - Passo a subir para Itaipava nas 5as feiras ao meio dia e retorno ao meio dia de 2a. 


Começo a organizar este blog e a estruturar o blog Universo Imperfeito Mais Que Perfeito.


Mais um ano de estresse pois mais uma auditoria é contratada. Ao final, como eu sabia certo, saí por cima.

Em julho  fomos para a Europa com Isaias, Nancy, Francisco e Bety.

2013 (64 anos)

Um grupo americano manifesta interesse em adquirir 30% da agência. Depois de muita “due diligence”, não deu em nada pois a proposta deles foi considerada por nós, simplesmente ridícula.

Mas uma parceria com um braço daquele grupo, Kinetic, começa a render frutos e nossa atuação se abre para o exterior.

Em setembro fui com Regina para a Toscana.

2014 (65 anos)
Março, 22 - fizemos uma grande festa do meu aniversário com 100 convidados. Regina deu seu show.



Abril - Mudamos para o apartamento 2007 do Rosa e alugamos o 202 para a Mônica e o Altamiro, conhecidos da Regina da Posse.

Outubro - Dilma vence e a verdade da situação econômica do Brasil começa a vir à tona

2015 (66 anos)

Março - começamos a ter uma nova realidade. Entre abril e julho fizemos cerca de 20 demissões e transformamos os principais executivos em PJ.

Abril - Fecho acordo de compra da Qpapel com Felipe. Vou pagar o imóvel em 20 meses, mas nada muda de nome. Com este capital o Felipe monta uma locação de utensilios para eventos na loja 18 do Arcádia.

Maio/Junho fomos para a Europa e com mais 5 casais fizemos uma semana de penichétte na Alemanha, lagos ao norte de Berlim. Depois eu e Regina fomos para Portugal.

Com a crise pós Dilma, tanto o faturamento quanto a receita caem violentamente.

Começo a tomar medidas de ajuste de gastos. 

Novembro - A Paulinha continua funcionária da VH mas passa a trabalhar na Qpapel.

2016 (67 anos)

Por essa época, ou um pouco antes, a Cristiane começa a fazer bolos e doces.

A ideia surgida no final de 2015 de formar uma outra empresa tendo como sócio o Luciano (Casarão) foi sendo desenvolvida mas só foi se efetivar a partir de novembro.Em 1 ano vamos ter que pagar a ele 800 mil reais (corrigidos).

Na Altermark, o ano foi de trabalho para angariar receitas empatando com os custos.

Nas lojas, deu-se o mesmo. Me comprometi a não colocar mais nenhum centavo. Ou elas se sustentam ou fecham.

Desistimos de alugar a 1.350 por temporada e logo alugamos por 30 meses.

Junho - Dispensamos a Paulinha. As lojas ficam com uma só funcionária.

Setembro - Entregamos o apartamento 2007 do Rosa. Passo a descer apenas um dia na semana.

Outubro - Tanto a VH quanto QP faturam em torno de 9 mil em vendas. Não se pagam. Estão sobrevivendo com o saldo em caixa. Consigo finalmente estimar o valor do estoque da Qpapel (200 mil reais). A estratégia é baixar o estoque.

Novembro - Na Altermark acordamos reduzir nossas retiradas básicas em 40%, passando para cerca de 36 mil reais.

Entre ganho de receita com locação de imóveis e redução de despesas, nestes últimos 18 meses já consegui um montante de 38 mil reais.

2017

O Felipe encerra a Comemore e resolve investir na formação de padeiro.

Com a necessidade de um local para armazenar os móveis vindos do Rio, colocamos na loja 7 do All Suites e, juntando outras tralhas, criamos um Bazar de Garagem.

Viajamos para o Atacama (Chile, com casais Henrique e Luiz Antônio) e El Calafate (Argentina, com casais Chico e Luiz Antônio) em novembro.

2018

Em janeiro me afasto da operação das empresas.

O Felipe começa a produzir pães colocando para venda na Qpapel e no Luizão.

Viajamos para Europa em maio/junho com os casais Accioly e Osório, começando por uma semana de penichétte na Borgonha. Depois eu e Regina formos para a Bretanha e terminamos em Portugal

O Wilson entrega a 1.350 em dezembro mas já alugamos para o Cacaio a partir de 1/2/19.

Em novembro fiz acordo com o Sérgio Menezes, amigo do Sérgio Albrecht, para ocupar 40 m2 do bazar com seus móveis.

2019

A Paula muda para Itaipava em 15 de janeiro. Henrique e Vitória vão estudar no Adventista.

Em fevereiro o Serjão desiste de ficar na loja 7 por total falta de vendas.

Fechamos a Qpapel em 31/3/19. Colocamos a loja para locação. O estoque remanescente será levado para o Bazar.

Tive uma conversa com os filhos alertando-os para nossa realidade presente e futura de renda, e, por consequência, reformulamos nossa ajuda num sentido de redução gradativa.

Para reduzir despesas e aumentar a renda, pretendemos alugar o loft para temporada e fim-se-semana enquanto não alugamos a 805 por contrato de 30 meses e nos mudamos para um apartamento.

Viajamos para a Europa em 15/5 para fazer 5 semanas de penichétte.

2020

Em 30/Jan Felipe vai com a família para Orlando, tentar a vida por lá com visto F1 dado em função de um curso de inglês para a Cristiane.

Em fevereiro começam a surgir as notícias sobre corona-vírus na China. Em meados de março é decretada quarentena em praticamente todo o país.


Em junho começa alguma flexibilização com obrigatoriedade de uso de máscara, distanciamento social e uso de alcool em gel.



CRONOLOGIA DA VIDA DE PAULO FERNANDO VOGEL

1949

Março, 24, nascimento em Petrópolis, no bairro Castelânea.


1953 (4 anos) 


Viagem no trem internacional de São Paulo a Santo Ângelo/RS, para visitar meu tio Pedrinho, o irmão mais velho de todos.


1955 (6 anos) 

Jardim de Infância na escola municipal, no bairro Alto da Serra.  Até que eu aprenda a ir sozinho, quem me leva é meu avô José. E primeira e única briga de rua em que me envolvi. Apanhei.


1956 (7 anos) 


Preliminar no colégio Carlos Alberto Werneck, na rua Paulo Barbosa. Por esta época, começa a rotina de todas as férias escolares, janeiro, fevereiro e julho, em Camboriú.


Construção da casa nova no terreno ao lado. Começa a amizade com Giovanni.


1957 (8 anos)

Primeira série do primário, no prédio da avenida XV (mais tarde, avenida do Imperador). 


Soltávamos pipa em frente à casa e bola de gude na beira do rio.


1958 (9 anos)


Segunda série do primário.

Obrigado a ir à missa aos domingos, mas só eu, meus pais ficam dormindo. Convoco Giovanni e ficamos gazeteando.

1959 (10 anos)


Terceira série do primário.


Eu e Giovanni íamos a pé para a escola para economizar o dinheiro da passagem e gastar no final de semana.


1960 (11 anos) 


Aulas particulares com Dona Clóris.

Quarta série do primário.


Inaugurado o trecho da BR-040 conhecido como Estrada do Contorno, fato que marca o início do declínio da Confeitaria Petrópolis, pois a classe abastada que passava os finais de semana na região de Itaipava e arredores, deixava de passar pelo centro de Petrópolis como antes era obrigatório.


1961 (12 anos) 


Primeiro ano ginasial. Questiono a existência de um Deus e me identifico como ateu.


1962 (13 anos) 


Segundo ano ginasial. 


1963 (14 anos) 


Repetência  do 2º ano ginasial. Entro para o Escotismo. Por algum motivo que não me lembro, fomos morar no sobrado da confeitaria.


O primeiro cigarro dos próximos 29 anos.


Entrei para o grupo de escoteiros do Ar chefiado por Mário Sérgio. Nos reuníamos aos domingos numa garagem da sede velha do Serrano (praça da Liberdade, esquina com João Pessoa). Ali acontece o que considero minha primeira manifestação de insurgência e o caráter de liderança.


1964 (15 anos) 


Terceiro ano ginasial. Me torno guia da patrulha dos Urubus, a patrulha dos proscritos. 


Assisto ao filme dos Beatles "A hard days and nights" no cine esperanto. Fico impressionado com a gritaria das meninas durante a sessão.


Dezembro - Mês dos bailes de formatura no Quitandinha.


1965 (16 anos) 


Julho - Jamboree Panamericano na ilha do Fundão. Arrumo uma confusão no  acampamento  e sou levado depois a "corte marcial", mas absolvido. Morre meu avô José. 


Formatura no ginásio. Voltamos para a casa da Castelânea depois que meu pai jogou a toalha na sociedade. Mais um passo rumo à decadência familiar, na medida em que o ganho de meu pai cai à metade com a entrada de mais 2 sócios.


Assisto Help no mesmo cine Esperanto. 


1966 (17 anos) 


Entrei para o científico, mas abandonei no final do ano em função das notas de física e química não terem superado a marca de 1,5 pontos. Últimas férias em Camboriú. Meus amigos não são bons meninos. A droga, maconha, bolinha e eventualmente cocaína, circulam à minha volta. Alguns são pegos pelo delegado que lhes raspa a cabeça e mostra nos jornais para todos saberem que os carecas eram maconheiros. 


1967 (18 anos) 


Primeiro ano de Contabilidade. Em um debate pela madrugada com 2 amigos, percebo que discutir religião é absurdo, pois ninguém convence ninguém de nada, muito menos sobre fé. 


Fevereiro - Fiz um acordo com meu pai de trabalhar com ele por um ano e, ao final, se eu não quisesse continuar estaria livre para seguir meu caminho.


Indo para o trabalho, entro no ônibus Avenida Central e vejo a morena de pele branca e rosto rosado mais linda do mundo. Me apaixono na hora.


1968 (19 anos) 

Fevereiro - Conforme o combinado, ganhei carta de alforria de meu pai.


Março - Entrei para o banco Ribeiro Junqueira, onde era gerente um amigo de meu pai e curso o 2º ano de Contabilidade


Junho - Pedi demissão porque só saia 10 horas da noite e não conseguia assistir às aulas do curso de contabilidade. Não aceitaram e me prometeram que eu passaria a sair às 7.


Agosto - Continuei saindo tarde do banco e, então, sai do banco. E sai também do curso de contabilidade. Fui fazer cursinho vestibular no IBE do professor Geraldão. Meu empenho era tanto que até atuava como seu auxiliar, dando aula de reforço para meus colegas.


Eu, Abrahan, Victor Tadeu Beltrame e seus dois irmãos, nos víamos como pertencentes à república da Picêta, um invenção nossa.


1969 (20 anos) 


Janeiro - Passo no vestibular para Economia na UCP. Faço as 5 possíveis matérias para o, então, chamado Artigo 99 ou Madureza e passo. Como eram 6 matérias, sou obrigado a esperar o exame de julho.


Março (6 anos) - Começo a frequentar as aulas na faculdade sem ter diploma de 2º grau.


Maio - Por não ter apresentado diploma de 2º grau, sou forçado a abandonar as aulas. Mas neste período, faço um curso de FORTRAN. E junto com meu pai, faço um curso de Leitura Dinâmica, moda na época.


Julho - Faço a prova de sociologia, a última para obter o diploma de 2º grau.


Agosto - Ida para São Paulo. A primeira semana me alojo no quarto de empregada da casa de uma prima do Henrique Maia, no Brooklin Novo. Depois vou para uma pensão na Bela Cintra. Faço cursinho vestibular com o objetivo de entrar na FEAUSP. Esta é a época em que escrevo muitas cartas para Regina.


Dezembro - Faço o vestibular. Volto a Petrópolis, vou a um baile de formatura no Quitandinha e, usando minha irmã na função de cupido, sou apresentado a Regina e a convido para dançar.


1970 (21 anos) 


Janeiro - Descubro que passei e entro para a USP. Me mudo para uma kitinete dividida com um amigo.


Primeiro ano em Economia e Administração


Fevereiro/08 - Depois de um cerco de 3 meses, n um domingo de carnaval, na matinê, recebo o sim da Regina.


1971 (22 anos) 


Segundo ano em Economia e Administração


Fotografo pelas ruas de São Paulo e escrevo para minha amada.


Maio - A mãe de Regina inventa mentiras para me separar da filha.  Não dá certo. Em resposta, em julho ficamos noivos.


1972 (23 anos) 


Terceiro ano em Economia e Administração


Janeiro/30 - Me caso com Regina.


Junho - Regina pega rubéola. Em comum com o médico, decide-se pela continuidade da gravidez.


Novembro - Regina volta para Petrópolis para ficar sob os cuidados da família.


1973 (24 anos) 


Abandono da faculdade e volta para Petrópolis


Janeiro, 10 - Nasce Felipe 


Março - A casa de baixo é desocupada e nos mudamos para lá.


Junho - Entro como estagiário na Eletrobrás com a ajuda de Maria Eugênia,  amiga de minha irmã.


1974 (25 anos) 


Sou contratado pela Eletrobrás


1975 (26 anos) 


Compro meu primeiro carro, um Opala 2 portas prata.


Março 


Monto um laboratório e estúdio de fotografia em casa


1976 (27 anos) 


Saio da Eletrobrás para ser fotógrafo freelance


Julho - Sou contratado para fazer um trabalho de acompanhamento fotográfico da obra do empreendimento Bracuí, em Angra


1977 (28 anos) 


Abro o estúdio de fotografia Um Ponto Dois, com 200 m2, em sociedade com Enrique Fernandez, o Kike, no edifício Gelli em Petrópolis.


Outubro/12 - Nasce Paula


1978 (29 anos) 


Fevereiro - Fechamos o estúdio.


Março - Começo a trabalhar com Giovanni e Mauricio na Paulo Giovanni Publicidade, sem remuneração. A agência era uma sala de 30m2 na Senador Danas, no Rio.


Junho - Giovanni e Mauricio me convidam para ser "associado", uma fórmula de sociedade que eles já tinham.


Agosto - Compramos uma casa no Rio Comprido e começo a tocar a reforma para adaptar às necessidades do negócio. Mudamos o nome da agência para Giovanni & Associados Comunicação.


1979 (30 anos)


1980 (31 anos)


Julho - Com a agência crescendo, depois de muitas negociações compramos a casa da família Peixoto de Castro na rua Santa Amélia, no Rio Comprido. Fazemos uma reforma cujo custo total incluindo os móveis foi maior que o custo da casa.


1981 (32 anos) 


Dezembro - Compro, financiado pela Caixa, o apartamento do Riviera Dei Fiori.


1982 (33 anos) 


Fevereiro, 8 - nos mudamos para o Rio.


1983 (34 anos) -


1984 (35 anos) 


Março - Por vontade da Regina voltamos a morar em Petrópolis, em uma casa alugada no bairro Cremerie.


1985 (36 anos)


1986 (37 anos) 


Outubro - Saio da Giovanni.


1987 (38 anos) 


Março - Crio a Altermark com Emilio Medina.


1988 (39 anos) 


Conquistamos a conta da Phillipe Martin, griffe de moda e nos habilitamos como uma das agências da Prefeitura do Rio.


1989 (40 anos) 


Altermark vai sobrevivendo aos trancos dos planos econômicos.


1990 (41 anos) 


Março16 - Plano Collor. Consigo salvar duas folhas de pagamento e somos beneficiados por um erro do Banerj (os bancos eram um caos total) que creditou em nossa conta um valor para a época, suficiente para pagar todas as contas até setembro, quando o banco descobre o erro e quer o dinheiro de volta.


Junho - Reconquistamos a conta da Prefeitura do Rio.


1991 (42 anos) 


Maio - Vou a Amsterdã para o funeral da Mônica.


1992 (43 anos) 


Outubro - Saio da Altermark para buscar alternativa de vida profissional. Até o final do ano me dedico a escrever para saber se seria uma alternativa. Concluo que não.


1993 (44 anos) 


Distribuo currículos em busca de trabalho. Sem sucesso.


1994 (45 anos) 


Faço trabalhos eventuais de consultoria em planejamento estratégico, principalmente para a Giovanni em concorrências de contas do governo. 


1995 (46 anos) 


Não encontro trabalho. Assumo dívidas para poder pagar as contas.


1996 (47 anos)


Agosto - Sou contratado para Diretor de Marketing do Hotel Rio Palace.  Saio em dezembro, com o hotel prestes a entrar em falência.


1997 (48 anos) 


Estou fascinado pela internet. Crio o site INTERNET MARKETING por onde distribuo artigos sobre a nova tecnologia. É criada pela Ediouro a revista INTERNET MARKETING da qual me torno articulista até o número 6. Ela sai de circulação 1 ano depois.


Julho - Emilio me chama para fazer um evento para a Souza Cruz. Crio o projeto SENDme! 


Agosto - Realizamos o projeto NOVOS TEMPOS, NOVOS MEIOS.


1998 (49 anos) 


Retomo a sociedade na Altermark com a proposta de fazer a agência especializada em mídia exterior. Sede em Ipanema. O único faturamento foi produção de material para campanha política.


1999 (50 anos) 


Ano dedicado à licitação de mobiliário urbano, representando o grupo Clear Channel. 

Fizemos um contrato de risco com a empresa Adshel, depois foi incorporada pelo grupo Clear Channel.

Dezembro -  Nos sagramos vencedores da área 1 da cidade. Nosso prêmio (success fee) foi de 200 mil dólares.


2000 (51 anos)


A Clear, não tendo qualquer estrutura no Brasil, nos contrata para cuidarmos da comercialização dos relógios de rua que então existiam na cidade. Este trabalho vai nos permitir entrar nas grandes agências do Rio e de São Paulo e vender nossa especialização. Também foi o ano do projeto de outdoor para a TV GLOBO (através da Giovanni) que acabou sendo cancelado.


Julho - Depois de um estresse muito grande consigo fazer com que o Emilio assinasse o contrato da empresa com minha participação formal, não com 50% como previamente acordado, mas com 40%.


2001 (52 anos) 


Ano tomado pelo projeto de outdoor em todo o Brasil para a TV Globo. Em dezembro, às vésperas de iniciar a exibição, o projeto foi cancelado. Um simples e-mail. 


2002 (53 anos)  


Conquista da conta da TIM. Emilio, rompendo novamente um acordo prévio, assume a Presidência da Clear Channel.


2003 (54 anos) 


Mudamos a sede para o Leblon. Como minha irmã vai voltar para o Brasil até o final do ano, resolvemos aproveitar para ir à Europa (Suiça e França).


2004 (55 anos)


2005 (56 anos) 


Conquista da conta da Embratel. Compro na planta uma loja no shopping Estação Itaipava.


2006 (57 anos) 


Mudamos a sede para a Barra. 


Setembro - Vamos à nossa segunda viagem à Europa, agora para, pela primeira vez, passar uma semana navegando pelos canais da França em uma penichétte. Foram 45 dias passando por Portugal (Lisboa e Algarve), França (Toulouse e 11 dias em Paris) e Espanha (Madri, Valença e Maiorca).


Dezembro 


A loja do Estação é entregue e ofereço a Felipe para abrir uma papelaria.


2007 (58 anos) 


Setembro - Compra da casa do Ribeirão para Felipe morar. 


Compro no final de construção o apartamento no Dei Pini.


2008 (59 anos)


 Maio - Num processo estressante, mudamos a Altermark para o Le Monde, cuja construção acabava de ser entregue. 


Convido Rubens e Maria José e vamos para a Europa: Penichétte (passamos por Carcassone), sul da França (San Remi, Chateneuf du Pape, Cannes), Mônaco, Roma e Paris.


2009 (60 anos) 


Vendemos 30% da Altermark para o Alexandre (10% meus e 20% do Emilio). 

A venda me propiciou comprar o Nosso Canto.


Agosto - Fechei o restaurante Pimenta Verde, no Arcádia, e Regina deu seu primeiro show para 70 convidados (amigos e familiares), junto com Mirabeau, um saxofonista e um baterista. 


2010 (61 anos) 


Abrimos a ADSMAIS OOH, uma nova agência em São Paulo, com dois objetivos: eliminar conflito de conta entre Embratel e TIM e para prospectar onde estão os maiores anunciantes. Os objetivos não foram alcançados e até 2016 ela não "disse a que veio".


2011 (62 anos) 


Primeiro semestre com muito estresse com sócios. As consequências de ter esticado o tapete vermelho para o Alexandre, explodem no meu colo. O investimento na ADS já soma 2 milhões de reais.


2012 (63 anos) 


Janeiro - A ADS conquista a conta da NET.


Março - Passo a subir para Itaipava nas 5as feiras ao meio dia e retorno ao meio dia de 2a. 


Começo a organizar este blog e a estruturar o blog Universo Imperfeito Mais Que Perfeito.


Mais um ano de estresse pois mais uma auditoria é contratada. Ao final, como eu sabia certo, saí por cima.

Em julho  fomos para a Europa com Isaias, Nancy, Francisco e Bety.

2013 (64 anos)

Um grupo americano manifesta interesse em adquirir 30% da agência. Depois de muita “due diligence”, não deu em nada pois a proposta deles foi considerada por nós, simplesmente ridícula.

Mas uma parceria com um braço daquele grupo, Kinetic, começa a render frutos e nossa atuação se abre para o exterior.

Em setembro fui com Regina para a Toscana.

2014 (65 anos)
Março, 22 - fizemos uma grande festa do meu aniversário com 100 convidados. Regina deu seu show.



Abril - Mudamos para o apartamento 2007 do Rosa e alugamos o 202 para a Mônica e o Altamiro, conhecidos da Regina da Posse.

Outubro - Dilma vence e a verdade da situação econômica do Brasil começa a vir à tona

2015 (66 anos)

Março - começamos a ter uma nova realidade. Entre abril e julho fizemos cerca de 20 demissões e transformamos os principais executivos em PJ.

Abril - Fecho acordo de compra da Qpapel com Felipe. Vou pagar o imóvel em 20 meses, mas nada muda de nome. Com este capital o Felipe monta uma locação de utensilios para eventos na loja 18 do Arcádia.

Maio/Junho fomos para a Europa e com mais 5 casais fizemos uma semana de penichétte na Alemanha, lagos ao norte de Berlim. Depois eu e Regina fomos para Portugal.

Com a crise pós Dilma, tanto o faturamento quanto a receita caem violentamente.

Começo a tomar medidas de ajuste de gastos. 

Novembro - A Paulinha continua funcionária da VH mas passa a trabalhar na Qpapel.

2016 (67 anos)

Por essa época, ou um pouco antes, a Cristiane começa a fazer bolos e doces.

A ideia surgida no final de 2015 de formar uma outra empresa tendo como sócio o Luciano (Casarão) foi sendo desenvolvida mas só foi se efetivar a partir de novembro.Em 1 ano vamos ter que pagar a ele 800 mil reais (corrigidos).

Na Altermark, o ano foi de trabalho para angariar receitas empatando com os custos.

Nas lojas, deu-se o mesmo. Me comprometi a não colocar mais nenhum centavo. Ou elas se sustentam ou fecham.

Desistimos de alugar a 1.350 por temporada e logo alugamos por 30 meses.

Junho - Dispensamos a Paulinha. As lojas ficam com uma só funcionária.

Setembro - Entregamos o apartamento 2007 do Rosa. Passo a descer apenas um dia na semana.

Outubro - Tanto a VH quanto QP faturam em torno de 9 mil em vendas. Não se pagam. Estão sobrevivendo com o saldo em caixa. Consigo finalmente estimar o valor do estoque da Qpapel (200 mil reais). A estratégia é baixar o estoque.

Novembro - Na Altermark acordamos reduzir nossas retiradas básicas em 40%, passando para cerca de 36 mil reais.

Entre ganho de receita com locação de imóveis e redução de despesas, nestes últimos 18 meses já consegui um montante de 38 mil reais.

2017

O Felipe encerra a Comemore e resolve investir na formação de padeiro.

Com a necessidade de um local para armazenar os móveis vindos do Rio, colocamos na loja 7 do All Suites e, juntando outras tralhas, criamos um Bazar de Garagem.

Viajamos para o Atacama (Chile, com casais Henrique e Luiz Antônio) e El Calafate (Argentina, com casais Chico e Luiz Antônio) em novembro.

2018

Em janeiro me afasto da operação das empresas.

O Felipe começa a produzir pães colocando para venda na Qpapel e no Luizão.

Viajamos para Europa em maio/junho com os casais Accioly e Osório, começando por uma semana de penichétte na Borgonha. Depois eu e Regina formos para a Bretanha e terminamos em Portugal

O Wilson entrega a 1.350 em dezembro mas já alugamos para o Cacaio a partir de 1/2/19.

Em novembro fiz acordo com o Sérgio Menezes, amigo do Sérgio Albrecht, para ocupar 40 m2 do bazar com seus móveis.

2019

A Paula muda para Itaipava em 15 de janeiro. Henrique e Vitória vão estudar no Adventista.
CRONOLOGIA DA VIDA DE PAULO FERNANDO VOGEL

1949

Março, 24, nascimento em Petrópolis, no bairro Castelânea.


1953 (4 anos) 


Viagem no trem internacional de São Paulo a Santo Ângelo/RS, para visitar meu tio Pedrinho, o irmão mais velho de todos.


1955 (6 anos) 

Jardim de Infância na escola municipal, no bairro Alto da Serra.  Até que eu aprenda a ir sozinho, quem me leva é meu avô José. E primeira e única briga de rua em que me envolvi. Apanhei.


1956 (7 anos) 


Preliminar no colégio Carlos Alberto Werneck, na rua Paulo Barbosa. Por esta época, começa a rotina de todas as férias escolares, janeiro, fevereiro e julho, em Camboriú.


Construção da casa nova no terreno ao lado. Começa a amizade com Giovanni.


1957 (8 anos)

Primeira série do primário, no prédio da avenida XV (mais tarde, avenida do Imperador). 


Soltávamos pipa em frente à casa e bola de gude na beira do rio.


1958 (9 anos)


Segunda série do primário.

Obrigado a ir à missa aos domingos, mas só eu, meus pais ficam dormindo. Convoco Giovanni e ficamos gazeteando.

1959 (10 anos)


Terceira série do primário.


Eu e Giovanni íamos a pé para a escola para economizar o dinheiro da passagem e gastar no final de semana.


1960 (11 anos) 


Aulas particulares com Dona Clóris.

Quarta série do primário.


Inaugurado o trecho da BR-040 conhecido como Estrada do Contorno, fato que marca o início do declínio da Confeitaria Petrópolis, pois a classe abastada que passava os finais de semana na região de Itaipava e arredores, deixava de passar pelo centro de Petrópolis como antes era obrigatório.


1961 (12 anos) 


Primeiro ano ginasial. Questiono a existência de um Deus e me identifico como ateu.


1962 (13 anos) 


Segundo ano ginasial. 


1963 (14 anos) 


Repetência  do 2º ano ginasial. Entro para o Escotismo. Por algum motivo que não me lembro, fomos morar no sobrado da confeitaria.


O primeiro cigarro dos próximos 29 anos.


Entrei para o grupo de escoteiros do Ar chefiado por Mário Sérgio. Nos reuníamos aos domingos numa garagem da sede velha do Serrano (praça da Liberdade, esquina com João Pessoa). Ali acontece o que considero minha primeira manifestação de insurgência e o caráter de liderança.


1964 (15 anos) 


Terceiro ano ginasial. Me torno guia da patrulha dos Urubus, a patrulha dos proscritos. 


Assisto ao filme dos Beatles "A hard days and nights" no cine esperanto. Fico impressionado com a gritaria das meninas durante a sessão.


Dezembro - Mês dos bailes de formatura no Quitandinha.


1965 (16 anos) 


Julho - Jamboree Panamericano na ilha do Fundão. Arrumo uma confusão no  acampamento  e sou levado depois a "corte marcial", mas absolvido. Morre meu avô José. 


Formatura no ginásio. Voltamos para a casa da Castelânea depois que meu pai jogou a toalha na sociedade. Mais um passo rumo à decadência familiar, na medida em que o ganho de meu pai cai à metade com a entrada de mais 2 sócios.


Assisto Help no mesmo cine Esperanto. 


1966 (17 anos) 


Entrei para o científico, mas abandonei no final do ano em função das notas de física e química não terem superado a marca de 1,5 pontos. Últimas férias em Camboriú. Meus amigos não são bons meninos. A droga, maconha, bolinha e eventualmente cocaína, circulam à minha volta. Alguns são pegos pelo delegado que lhes raspa a cabeça e mostra nos jornais para todos saberem que os carecas eram maconheiros. 


1967 (18 anos) 


Primeiro ano de Contabilidade. Em um debate pela madrugada com 2 amigos, percebo que discutir religião é absurdo, pois ninguém convence ninguém de nada, muito menos sobre fé. 


Fevereiro - Fiz um acordo com meu pai de trabalhar com ele por um ano e, ao final, se eu não quisesse continuar estaria livre para seguir meu caminho.


Indo para o trabalho, entro no ônibus Avenida Central e vejo a morena de pele branca e rosto rosado mais linda do mundo. Me apaixono na hora.


1968 (19 anos) 

Fevereiro - Conforme o combinado, ganhei carta de alforria de meu pai.


Março - Entrei para o banco Ribeiro Junqueira, onde era gerente um amigo de meu pai e curso o 2º ano de Contabilidade


Junho - Pedi demissão porque só saia 10 horas da noite e não conseguia assistir às aulas do curso de contabilidade. Não aceitaram e me prometeram que eu passaria a sair às 7.


Agosto - Continuei saindo tarde do banco e, então, sai do banco. E sai também do curso de contabilidade. Fui fazer cursinho vestibular no IBE do professor Geraldão. Meu empenho era tanto que até atuava como seu auxiliar, dando aula de reforço para meus colegas.


Eu, Abrahan, Victor Tadeu Beltrame e seus dois irmãos, nos víamos como pertencentes à república da Picêta, um invenção nossa.


1969 (20 anos) 


Janeiro - Passo no vestibular para Economia na UCP. Faço as 5 possíveis matérias para o, então, chamado Artigo 99 ou Madureza e passo. Como eram 6 matérias, sou obrigado a esperar o exame de julho.


Março (6 anos) - Começo a frequentar as aulas na faculdade sem ter diploma de 2º grau.


Maio - Por não ter apresentado diploma de 2º grau, sou forçado a abandonar as aulas. Mas neste período, faço um curso de FORTRAN. E junto com meu pai, faço um curso de Leitura Dinâmica, moda na época.


Julho - Faço a prova de sociologia, a última para obter o diploma de 2º grau.


Agosto - Ida para São Paulo. A primeira semana me alojo no quarto de empregada da casa de uma prima do Henrique Maia, no Brooklin Novo. Depois vou para uma pensão na Bela Cintra. Faço cursinho vestibular com o objetivo de entrar na FEAUSP. Esta é a época em que escrevo muitas cartas para Regina.


Dezembro - Faço o vestibular. Volto a Petrópolis, vou a um baile de formatura no Quitandinha e, usando minha irmã na função de cupido, sou apresentado a Regina e a convido para dançar.


1970 (21 anos) 


Janeiro - Descubro que passei e entro para a USP. Me mudo para uma kitinete dividida com um amigo.


Primeiro ano em Economia e Administração


Fevereiro/08 - Depois de um cerco de 3 meses, n um domingo de carnaval, na matinê, recebo o sim da Regina.


1971 (22 anos) 


Segundo ano em Economia e Administração


Fotografo pelas ruas de São Paulo e escrevo para minha amada.


Maio - A mãe de Regina inventa mentiras para me separar da filha.  Não dá certo. Em resposta, em julho ficamos noivos.


1972 (23 anos) 


Terceiro ano em Economia e Administração


Janeiro/30 - Me caso com Regina.


Junho - Regina pega rubéola. Em comum com o médico, decide-se pela continuidade da gravidez.


Novembro - Regina volta para Petrópolis para ficar sob os cuidados da família.


1973 (24 anos) 


Abandono da faculdade e volta para Petrópolis


Janeiro, 10 - Nasce Felipe 


Março - A casa de baixo é desocupada e nos mudamos para lá.


Junho - Entro como estagiário na Eletrobrás com a ajuda de Maria Eugênia,  amiga de minha irmã.


1974 (25 anos) 


Sou contratado pela Eletrobrás


1975 (26 anos) 


Compro meu primeiro carro, um Opala 2 portas prata.


Março 


Monto um laboratório e estúdio de fotografia em casa


1976 (27 anos) 


Saio da Eletrobrás para ser fotógrafo freelance


Julho - Sou contratado para fazer um trabalho de acompanhamento fotográfico da obra do empreendimento Bracuí, em Angra


1977 (28 anos) 


Abro o estúdio de fotografia Um Ponto Dois, com 200 m2, em sociedade com Enrique Fernandez, o Kike, no edifício Gelli em Petrópolis.


Outubro/12 - Nasce Paula


1978 (29 anos) 


Fevereiro - Fechamos o estúdio.


Março - Começo a trabalhar com Giovanni e Mauricio na Paulo Giovanni Publicidade, sem remuneração. A agência era uma sala de 30m2 na Senador Danas, no Rio.


Junho - Giovanni e Mauricio me convidam para ser "associado", uma fórmula de sociedade que eles já tinham.


Agosto - Compramos uma casa no Rio Comprido e começo a tocar a reforma para adaptar às necessidades do negócio. Mudamos o nome da agência para Giovanni & Associados Comunicação.


1979 (30 anos)


1980 (31 anos)


Julho - Com a agência crescendo, depois de muitas negociações compramos a casa da família Peixoto de Castro na rua Santa Amélia, no Rio Comprido. Fazemos uma reforma cujo custo total incluindo os móveis foi maior que o custo da casa.


1981 (32 anos) 


Dezembro - Compro, financiado pela Caixa, o apartamento do Riviera Dei Fiori.


1982 (33 anos) 


Fevereiro, 8 - nos mudamos para o Rio.


1983 (34 anos) -


1984 (35 anos) 


Março - Por vontade da Regina voltamos a morar em Petrópolis, em uma casa alugada no bairro Cremerie.


1985 (36 anos)


1986 (37 anos) 


Outubro - Saio da Giovanni.


1987 (38 anos) 


Março - Crio a Altermark com Emilio Medina.


1988 (39 anos) 


Conquistamos a conta da Phillipe Martin, griffe de moda e nos habilitamos como uma das agências da Prefeitura do Rio.


1989 (40 anos) 


Altermark vai sobrevivendo aos trancos dos planos econômicos.


1990 (41 anos) 


Março16 - Plano Collor. Consigo salvar duas folhas de pagamento e somos beneficiados por um erro do Banerj (os bancos eram um caos total) que creditou em nossa conta um valor para a época, suficiente para pagar todas as contas até setembro, quando o banco descobre o erro e quer o dinheiro de volta.


Junho - Reconquistamos a conta da Prefeitura do Rio.


1991 (42 anos) 


Maio - Vou a Amsterdã para o funeral da Mônica.


1992 (43 anos) 


Outubro - Saio da Altermark para buscar alternativa de vida profissional. Até o final do ano me dedico a escrever para saber se seria uma alternativa. Concluo que não.


1993 (44 anos) 


Distribuo currículos em busca de trabalho. Sem sucesso.


1994 (45 anos) 


Faço trabalhos eventuais de consultoria em planejamento estratégico, principalmente para a Giovanni em concorrências de contas do governo. 


1995 (46 anos) 


Não encontro trabalho. Assumo dívidas para poder pagar as contas.


1996 (47 anos)


Agosto - Sou contratado para Diretor de Marketing do Hotel Rio Palace.  Saio em dezembro, com o hotel prestes a entrar em falência.


1997 (48 anos) 


Estou fascinado pela internet. Crio o site INTERNET MARKETING por onde distribuo artigos sobre a nova tecnologia. É criada pela Ediouro a revista INTERNET MARKETING da qual me torno articulista até o número 6. Ela sai de circulação 1 ano depois.


Julho - Emilio me chama para fazer um evento para a Souza Cruz. Crio o projeto SENDme! 


Agosto - Realizamos o projeto NOVOS TEMPOS, NOVOS MEIOS.


1998 (49 anos) 


Retomo a sociedade na Altermark com a proposta de fazer a agência especializada em mídia exterior. Sede em Ipanema. O único faturamento foi produção de material para campanha política.


1999 (50 anos) 


Ano dedicado à licitação de mobiliário urbano, representando o grupo Clear Channel. 

Fizemos um contrato de risco com a empresa Adshel, depois foi incorporada pelo grupo Clear Channel.

Dezembro -  Nos sagramos vencedores da área 1 da cidade. Nosso prêmio (success fee) foi de 200 mil dólares.


2000 (51 anos)


A Clear, não tendo qualquer estrutura no Brasil, nos contrata para cuidarmos da comercialização dos relógios de rua que então existiam na cidade. Este trabalho vai nos permitir entrar nas grandes agências do Rio e de São Paulo e vender nossa especialização. Também foi o ano do projeto de outdoor para a TV GLOBO (através da Giovanni) que acabou sendo cancelado.


Julho - Depois de um estresse muito grande consigo fazer com que o Emilio assinasse o contrato da empresa com minha participação formal, não com 50% como previamente acordado, mas com 40%.


2001 (52 anos) 


Ano tomado pelo projeto de outdoor em todo o Brasil para a TV Globo. Em dezembro, às vésperas de iniciar a exibição, o projeto foi cancelado. Um simples e-mail. 


2002 (53 anos)  


Conquista da conta da TIM. Emilio, rompendo novamente um acordo prévio, assume a Presidência da Clear Channel.


2003 (54 anos) 


Mudamos a sede para o Leblon. Como minha irmã vai voltar para o Brasil até o final do ano, resolvemos aproveitar para ir à Europa (Suiça e França).


2004 (55 anos)


2005 (56 anos) 


Conquista da conta da Embratel. Compro na planta uma loja no shopping Estação Itaipava.


2006 (57 anos) 


Mudamos a sede para a Barra. 


Setembro - Vamos à nossa segunda viagem à Europa, agora para, pela primeira vez, passar uma semana navegando pelos canais da França em uma penichétte. Foram 45 dias passando por Portugal (Lisboa e Algarve), França (Toulouse e 11 dias em Paris) e Espanha (Madri, Valença e Maiorca).


Dezembro 


A loja do Estação é entregue e ofereço a Felipe para abrir uma papelaria.


2007 (58 anos) 


Setembro - Compra da casa do Ribeirão para Felipe morar. 


Compro no final de construção o apartamento no Dei Pini.


2008 (59 anos)


 Maio - Num processo estressante, mudamos a Altermark para o Le Monde, cuja construção acabava de ser entregue. 


Convido Rubens e Maria José e vamos para a Europa: Penichétte (passamos por Carcassone), sul da França (San Remi, Chateneuf du Pape, Cannes), Mônaco, Roma e Paris.


2009 (60 anos) 


Vendemos 30% da Altermark para o Alexandre (10% meus e 20% do Emilio). 

A venda me propiciou comprar o Nosso Canto.


Agosto - Fechei o restaurante Pimenta Verde, no Arcádia, e Regina deu seu primeiro show para 70 convidados (amigos e familiares), junto com Mirabeau, um saxofonista e um baterista. 


2010 (61 anos) 


Abrimos a ADSMAIS OOH, uma nova agência em São Paulo, com dois objetivos: eliminar conflito de conta entre Embratel e TIM e para prospectar onde estão os maiores anunciantes. Os objetivos não foram alcançados e até 2016 ela não "disse a que veio".


2011 (62 anos) 


Primeiro semestre com muito estresse com sócios. As consequências de ter esticado o tapete vermelho para o Alexandre, explodem no meu colo. O investimento na ADS já soma 2 milhões de reais.


2012 (63 anos) 


Janeiro - A ADS conquista a conta da NET.


Março - Passo a subir para Itaipava nas 5as feiras ao meio dia e retorno ao meio dia de 2a. 


Começo a organizar este blog e a estruturar o blog Universo Imperfeito Mais Que Perfeito.


Mais um ano de estresse pois mais uma auditoria é contratada. Ao final, como eu sabia certo, saí por cima.

Em julho  fomos para a Europa com Isaias, Nancy, Francisco e Bety.

2013 (64 anos)

Um grupo americano manifesta interesse em adquirir 30% da agência. Depois de muita “due diligence”, não deu em nada pois a proposta deles foi considerada por nós, simplesmente ridícula.

Mas uma parceria com um braço daquele grupo, Kinetic, começa a render frutos e nossa atuação se abre para o exterior.

Em setembro fui com Regina para a Toscana.

2014 (65 anos)
Março, 22 - fizemos uma grande festa do meu aniversário com 100 convidados. Regina deu seu show.



Abril - Mudamos para o apartamento 2007 do Rosa e alugamos o 202 para a Mônica e o Altamiro, conhecidos da Regina da Posse.

Outubro - Dilma vence e a verdade da situação econômica do Brasil começa a vir à tona

2015 (66 anos)

Março - começamos a ter uma nova realidade. Entre abril e julho fizemos cerca de 20 demissões e transformamos os principais executivos em PJ.

Abril - Fecho acordo de compra da Qpapel com Felipe. Vou pagar o imóvel em 20 meses, mas nada muda de nome. Com este capital o Felipe monta uma locação de utensilios para eventos na loja 18 do Arcádia.

Maio/Junho fomos para a Europa e com mais 5 casais fizemos uma semana de penichétte na Alemanha, lagos ao norte de Berlim. Depois eu e Regina fomos para Portugal.

Com a crise pós Dilma, tanto o faturamento quanto a receita caem violentamente.

Começo a tomar medidas de ajuste de gastos. 

Novembro - A Paulinha continua funcionária da VH mas passa a trabalhar na Qpapel.

2016 (67 anos)

Por essa época, ou um pouco antes, a Cristiane começa a fazer bolos e doces.

A ideia surgida no final de 2015 de formar uma outra empresa tendo como sócio o Luciano (Casarão) foi sendo desenvolvida mas só foi se efetivar a partir de novembro.Em 1 ano vamos ter que pagar a ele 800 mil reais (corrigidos).

Na Altermark, o ano foi de trabalho para angariar receitas empatando com os custos.

Nas lojas, deu-se o mesmo. Me comprometi a não colocar mais nenhum centavo. Ou elas se sustentam ou fecham.

Desistimos de alugar a 1.350 por temporada e logo alugamos por 30 meses.

Junho - Dispensamos a Paulinha. As lojas ficam com uma só funcionária.

Setembro - Entregamos o apartamento 2007 do Rosa. Passo a descer apenas um dia na semana.

Outubro - Tanto a VH quanto QP faturam em torno de 9 mil em vendas. Não se pagam. Estão sobrevivendo com o saldo em caixa. Consigo finalmente estimar o valor do estoque da Qpapel (200 mil reais). A estratégia é baixar o estoque.

Novembro - Na Altermark acordamos reduzir nossas retiradas básicas em 40%, passando para cerca de 36 mil reais.

Entre ganho de receita com locação de imóveis e redução de despesas, nestes últimos 18 meses já consegui um montante de 38 mil reais.

2017

O Felipe encerra a Comemore e resolve investir na formação de padeiro.

Com a necessidade de um local para armazenar os móveis vindos do Rio, colocamos na loja 7 do All Suites e, juntando outras tralhas, criamos um Bazar de Garagem.

Viajamos para o Atacama (Chile, com casais Henrique e Luiz Antônio) e El Calafate (Argentina, com casais Chico e Luiz Antônio) em novembro.

2018

Em janeiro me afasto da operação das empresas.

O Felipe começa a produzir pães colocando para venda na Qpapel e no Luizão.

Viajamos para Europa em maio/junho com os casais Accioly e Osório, começando por uma semana de penichétte na Borgonha. Depois eu e Regina formos para a Bretanha e terminamos em Portugal

O Wilson entrega a 1.350 em dezembro mas já alugamos para o Cacaio a partir de 1/2/19.

Em novembro fiz acordo com o Sérgio Menezes, amigo do Sérgio Albrecht, para ocupar 40 m2 do bazar com seus móveis.

2019

A Paula muda para Itaipava em 15 de janeiro. Henrique e Vitória vão estudar no Adventista.
CRONOLOGIA DA VIDA DE PAULO FERNANDO VOGEL

1949

Março, 24, nascimento em Petrópolis, no bairro Castelânea.


1953 (4 anos) 


Viagem no trem internacional de São Paulo a Santo Ângelo/RS, para visitar meu tio Pedrinho, o irmão mais velho de todos.


1955 (6 anos) 

Jardim de Infância na escola municipal, no bairro Alto da Serra.  Até que eu aprenda a ir sozinho, quem me leva é meu avô José. E primeira e única briga de rua em que me envolvi. Apanhei.


1956 (7 anos) 


Preliminar no colégio Carlos Alberto Werneck, na rua Paulo Barbosa. Por esta época, começa a rotina de todas as férias escolares, janeiro, fevereiro e julho, em Camboriú.


Construção da casa nova no terreno ao lado. Começa a amizade com Giovanni.


1957 (8 anos)

Primeira série do primário, no prédio da avenida XV (mais tarde, avenida do Imperador). 


Soltávamos pipa em frente à casa e bola de gude na beira do rio.


1958 (9 anos)


Segunda série do primário.

Obrigado a ir à missa aos domingos, mas só eu, meus pais ficam dormindo. Convoco Giovanni e ficamos gazeteando.

1959 (10 anos)


Terceira série do primário.


Eu e Giovanni íamos a pé para a escola para economizar o dinheiro da passagem e gastar no final de semana.


1960 (11 anos) 


Aulas particulares com Dona Clóris.

Quarta série do primário.


Inaugurado o trecho da BR-040 conhecido como Estrada do Contorno, fato que marca o início do declínio da Confeitaria Petrópolis, pois a classe abastada que passava os finais de semana na região de Itaipava e arredores, deixava de passar pelo centro de Petrópolis como antes era obrigatório.


1961 (12 anos) 


Primeiro ano ginasial. Questiono a existência de um Deus e me identifico como ateu.


1962 (13 anos) 


Segundo ano ginasial. 


1963 (14 anos) 


Repetência  do 2º ano ginasial. Entro para o Escotismo. Por algum motivo que não me lembro, fomos morar no sobrado da confeitaria.


O primeiro cigarro dos próximos 29 anos.


Entrei para o grupo de escoteiros do Ar chefiado por Mário Sérgio. Nos reuníamos aos domingos numa garagem da sede velha do Serrano (praça da Liberdade, esquina com João Pessoa). Ali acontece o que considero minha primeira manifestação de insurgência e o caráter de liderança.


1964 (15 anos) 


Terceiro ano ginasial. Me torno guia da patrulha dos Urubus, a patrulha dos proscritos. 


Assisto ao filme dos Beatles "A hard days and nights" no cine esperanto. Fico impressionado com a gritaria das meninas durante a sessão.


Dezembro - Mês dos bailes de formatura no Quitandinha.


1965 (16 anos) 


Julho - Jamboree Panamericano na ilha do Fundão. Arrumo uma confusão no  acampamento  e sou levado depois a "corte marcial", mas absolvido. Morre meu avô José. 


Formatura no ginásio. Voltamos para a casa da Castelânea depois que meu pai jogou a toalha na sociedade. Mais um passo rumo à decadência familiar, na medida em que o ganho de meu pai cai à metade com a entrada de mais 2 sócios.


Assisto Help no mesmo cine Esperanto. 


1966 (17 anos) 


Entrei para o científico, mas abandonei no final do ano em função das notas de física e química não terem superado a marca de 1,5 pontos. Últimas férias em Camboriú. Meus amigos não são bons meninos. A droga, maconha, bolinha e eventualmente cocaína, circulam à minha volta. Alguns são pegos pelo delegado que lhes raspa a cabeça e mostra nos jornais para todos saberem que os carecas eram maconheiros. 


1967 (18 anos) 


Primeiro ano de Contabilidade. Em um debate pela madrugada com 2 amigos, percebo que discutir religião é absurdo, pois ninguém convence ninguém de nada, muito menos sobre fé. 


Fevereiro - Fiz um acordo com meu pai de trabalhar com ele por um ano e, ao final, se eu não quisesse continuar estaria livre para seguir meu caminho.


Indo para o trabalho, entro no ônibus Avenida Central e vejo a morena de pele branca e rosto rosado mais linda do mundo. Me apaixono na hora.


1968 (19 anos) 

Fevereiro - Conforme o combinado, ganhei carta de alforria de meu pai.


Março - Entrei para o banco Ribeiro Junqueira, onde era gerente um amigo de meu pai e curso o 2º ano de Contabilidade


Junho - Pedi demissão porque só saia 10 horas da noite e não conseguia assistir às aulas do curso de contabilidade. Não aceitaram e me prometeram que eu passaria a sair às 7.


Agosto - Continuei saindo tarde do banco e, então, sai do banco. E sai também do curso de contabilidade. Fui fazer cursinho vestibular no IBE do professor Geraldão. Meu empenho era tanto que até atuava como seu auxiliar, dando aula de reforço para meus colegas.


Eu, Abrahan, Victor Tadeu Beltrame e seus dois irmãos, nos víamos como pertencentes à república da Picêta, um invenção nossa.


1969 (20 anos) 


Janeiro - Passo no vestibular para Economia na UCP. Faço as 5 possíveis matérias para o, então, chamado Artigo 99 ou Madureza e passo. Como eram 6 matérias, sou obrigado a esperar o exame de julho.


Março (6 anos) - Começo a frequentar as aulas na faculdade sem ter diploma de 2º grau.


Maio - Por não ter apresentado diploma de 2º grau, sou forçado a abandonar as aulas. Mas neste período, faço um curso de FORTRAN. E junto com meu pai, faço um curso de Leitura Dinâmica, moda na época.


Julho - Faço a prova de sociologia, a última para obter o diploma de 2º grau.


Agosto - Ida para São Paulo. A primeira semana me alojo no quarto de empregada da casa de uma prima do Henrique Maia, no Brooklin Novo. Depois vou para uma pensão na Bela Cintra. Faço cursinho vestibular com o objetivo de entrar na FEAUSP. Esta é a época em que escrevo muitas cartas para Regina.


Dezembro - Faço o vestibular. Volto a Petrópolis, vou a um baile de formatura no Quitandinha e, usando minha irmã na função de cupido, sou apresentado a Regina e a convido para dançar.


1970 (21 anos) 


Janeiro - Descubro que passei e entro para a USP. Me mudo para uma kitinete dividida com um amigo.


Primeiro ano em Economia e Administração


Fevereiro/08 - Depois de um cerco de 3 meses, n um domingo de carnaval, na matinê, recebo o sim da Regina.


1971 (22 anos) 


Segundo ano em Economia e Administração


Fotografo pelas ruas de São Paulo e escrevo para minha amada.


Maio - A mãe de Regina inventa mentiras para me separar da filha.  Não dá certo. Em resposta, em julho ficamos noivos.


1972 (23 anos) 


Terceiro ano em Economia e Administração


Janeiro/30 - Me caso com Regina.


Junho - Regina pega rubéola. Em comum com o médico, decide-se pela continuidade da gravidez.


Novembro - Regina volta para Petrópolis para ficar sob os cuidados da família.


1973 (24 anos) 


Abandono da faculdade e volta para Petrópolis


Janeiro, 10 - Nasce Felipe 


Março - A casa de baixo é desocupada e nos mudamos para lá.


Junho - Entro como estagiário na Eletrobrás com a ajuda de Maria Eugênia,  amiga de minha irmã.


1974 (25 anos) 


Sou contratado pela Eletrobrás


1975 (26 anos) 


Compro meu primeiro carro, um Opala 2 portas prata.


Março 


Monto um laboratório e estúdio de fotografia em casa


1976 (27 anos) 


Saio da Eletrobrás para ser fotógrafo freelance


Julho - Sou contratado para fazer um trabalho de acompanhamento fotográfico da obra do empreendimento Bracuí, em Angra


1977 (28 anos) 


Abro o estúdio de fotografia Um Ponto Dois, com 200 m2, em sociedade com Enrique Fernandez, o Kike, no edifício Gelli em Petrópolis.


Outubro/12 - Nasce Paula


1978 (29 anos) 


Fevereiro - Fechamos o estúdio.


Março - Começo a trabalhar com Giovanni e Mauricio na Paulo Giovanni Publicidade, sem remuneração. A agência era uma sala de 30m2 na Senador Danas, no Rio.


Junho - Giovanni e Mauricio me convidam para ser "associado", uma fórmula de sociedade que eles já tinham.


Agosto - Compramos uma casa no Rio Comprido e começo a tocar a reforma para adaptar às necessidades do negócio. Mudamos o nome da agência para Giovanni & Associados Comunicação.


1979 (30 anos)


1980 (31 anos)


Julho - Com a agência crescendo, depois de muitas negociações compramos a casa da família Peixoto de Castro na rua Santa Amélia, no Rio Comprido. Fazemos uma reforma cujo custo total incluindo os móveis foi maior que o custo da casa.


1981 (32 anos) 


Dezembro - Compro, financiado pela Caixa, o apartamento do Riviera Dei Fiori.


1982 (33 anos) 


Fevereiro, 8 - nos mudamos para o Rio.


1983 (34 anos) -


1984 (35 anos) 


Março - Por vontade da Regina voltamos a morar em Petrópolis, em uma casa alugada no bairro Cremerie.


1985 (36 anos)


1986 (37 anos) 


Outubro - Saio da Giovanni.


1987 (38 anos) 


Março - Crio a Altermark com Emilio Medina.


1988 (39 anos) 


Conquistamos a conta da Phillipe Martin, griffe de moda e nos habilitamos como uma das agências da Prefeitura do Rio.


1989 (40 anos) 


Altermark vai sobrevivendo aos trancos dos planos econômicos.


1990 (41 anos) 


Março16 - Plano Collor. Consigo salvar duas folhas de pagamento e somos beneficiados por um erro do Banerj (os bancos eram um caos total) que creditou em nossa conta um valor para a época, suficiente para pagar todas as contas até setembro, quando o banco descobre o erro e quer o dinheiro de volta.


Junho - Reconquistamos a conta da Prefeitura do Rio.


1991 (42 anos) 


Maio - Vou a Amsterdã para o funeral da Mônica.


1992 (43 anos) 


Outubro - Saio da Altermark para buscar alternativa de vida profissional. Até o final do ano me dedico a escrever para saber se seria uma alternativa. Concluo que não.


1993 (44 anos) 


Distribuo currículos em busca de trabalho. Sem sucesso.


1994 (45 anos) 


Faço trabalhos eventuais de consultoria em planejamento estratégico, principalmente para a Giovanni em concorrências de contas do governo. 


1995 (46 anos) 


Não encontro trabalho. Assumo dívidas para poder pagar as contas.


1996 (47 anos)


Agosto - Sou contratado para Diretor de Marketing do Hotel Rio Palace.  Saio em dezembro, com o hotel prestes a entrar em falência.


1997 (48 anos) 


Estou fascinado pela internet. Crio o site INTERNET MARKETING por onde distribuo artigos sobre a nova tecnologia. É criada pela Ediouro a revista INTERNET MARKETING da qual me torno articulista até o número 6. Ela sai de circulação 1 ano depois.


Julho - Emilio me chama para fazer um evento para a Souza Cruz. Crio o projeto SENDme! 


Agosto - Realizamos o projeto NOVOS TEMPOS, NOVOS MEIOS.


1998 (49 anos) 


Retomo a sociedade na Altermark com a proposta de fazer a agência especializada em mídia exterior. Sede em Ipanema. O único faturamento foi produção de material para campanha política.


1999 (50 anos) 


Ano dedicado à licitação de mobiliário urbano, representando o grupo Clear Channel. 

Fizemos um contrato de risco com a empresa Adshel, depois foi incorporada pelo grupo Clear Channel.

Dezembro -  Nos sagramos vencedores da área 1 da cidade. Nosso prêmio (success fee) foi de 200 mil dólares.


2000 (51 anos)


A Clear, não tendo qualquer estrutura no Brasil, nos contrata para cuidarmos da comercialização dos relógios de rua que então existiam na cidade. Este trabalho vai nos permitir entrar nas grandes agências do Rio e de São Paulo e vender nossa especialização. Também foi o ano do projeto de outdoor para a TV GLOBO (através da Giovanni) que acabou sendo cancelado.


Julho - Depois de um estresse muito grande consigo fazer com que o Emilio assinasse o contrato da empresa com minha participação formal, não com 50% como previamente acordado, mas com 40%.


2001 (52 anos) 


Ano tomado pelo projeto de outdoor em todo o Brasil para a TV Globo. Em dezembro, às vésperas de iniciar a exibição, o projeto foi cancelado. Um simples e-mail. 


2002 (53 anos)  


Conquista da conta da TIM. Emilio, rompendo novamente um acordo prévio, assume a Presidência da Clear Channel.


2003 (54 anos) 


Mudamos a sede para o Leblon. Como minha irmã vai voltar para o Brasil até o final do ano, resolvemos aproveitar para ir à Europa (Suiça e França).


2004 (55 anos)


2005 (56 anos) 


Conquista da conta da Embratel. Compro na planta uma loja no shopping Estação Itaipava.


2006 (57 anos) 


Mudamos a sede para a Barra. 


Setembro - Vamos à nossa segunda viagem à Europa, agora para, pela primeira vez, passar uma semana navegando pelos canais da França em uma penichétte. Foram 45 dias passando por Portugal (Lisboa e Algarve), França (Toulouse e 11 dias em Paris) e Espanha (Madri, Valença e Maiorca).


Dezembro 


A loja do Estação é entregue e ofereço a Felipe para abrir uma papelaria.


2007 (58 anos) 


Setembro - Compra da casa do Ribeirão para Felipe morar. 


Compro no final de construção o apartamento no Dei Pini.


2008 (59 anos)


 Maio - Num processo estressante, mudamos a Altermark para o Le Monde, cuja construção acabava de ser entregue. 


Convido Rubens e Maria José e vamos para a Europa: Penichétte (passamos por Carcassone), sul da França (San Remi, Chateneuf du Pape, Cannes), Mônaco, Roma e Paris.


2009 (60 anos) 


Vendemos 30% da Altermark para o Alexandre (10% meus e 20% do Emilio). 

A venda me propiciou comprar o Nosso Canto.


Agosto - Fechei o restaurante Pimenta Verde, no Arcádia, e Regina deu seu primeiro show para 70 convidados (amigos e familiares), junto com Mirabeau, um saxofonista e um baterista. 


2010 (61 anos) 


Abrimos a ADSMAIS OOH, uma nova agência em São Paulo, com dois objetivos: eliminar conflito de conta entre Embratel e TIM e para prospectar onde estão os maiores anunciantes. Os objetivos não foram alcançados e até 2016 ela não "disse a que veio".


2011 (62 anos) 


Primeiro semestre com muito estresse com sócios. As consequências de ter esticado o tapete vermelho para o Alexandre, explodem no meu colo. O investimento na ADS já soma 2 milhões de reais.


2012 (63 anos) 


Janeiro - A ADS conquista a conta da NET.


Março - Passo a subir para Itaipava nas 5as feiras ao meio dia e retorno ao meio dia de 2a. 


Começo a organizar este blog e a estruturar o blog Universo Imperfeito Mais Que Perfeito.


Mais um ano de estresse pois mais uma auditoria é contratada. Ao final, como eu sabia certo, saí por cima.

Em julho  fomos para a Europa com Isaias, Nancy, Francisco e Bety.

2013 (64 anos)

Um grupo americano manifesta interesse em adquirir 30% da agência. Depois de muita “due diligence”, não deu em nada pois a proposta deles foi considerada por nós, simplesmente ridícula.

Mas uma parceria com um braço daquele grupo, Kinetic, começa a render frutos e nossa atuação se abre para o exterior.

Em setembro fui com Regina para a Toscana.

2014 (65 anos)
Março, 22 - fizemos uma grande festa do meu aniversário com 100 convidados. Regina deu seu show.



Abril - Mudamos para o apartamento 2007 do Rosa e alugamos o 202 para a Mônica e o Altamiro, conhecidos da Regina da Posse.

Outubro - Dilma vence e a verdade da situação econômica do Brasil começa a vir à tona

2015 (66 anos)

Março - começamos a ter uma nova realidade. Entre abril e julho fizemos cerca de 20 demissões e transformamos os principais executivos em PJ.

Abril - Fecho acordo de compra da Qpapel com Felipe. Vou pagar o imóvel em 20 meses, mas nada muda de nome. Com este capital o Felipe monta uma locação de utensilios para eventos na loja 18 do Arcádia.

Maio/Junho fomos para a Europa e com mais 5 casais fizemos uma semana de penichétte na Alemanha, lagos ao norte de Berlim. Depois eu e Regina fomos para Portugal.

Com a crise pós Dilma, tanto o faturamento quanto a receita caem violentamente.

Começo a tomar medidas de ajuste de gastos. 

Novembro - A Paulinha continua funcionária da VH mas passa a trabalhar na Qpapel.

2016 (67 anos)

Por essa época, ou um pouco antes, a Cristiane começa a fazer bolos e doces.

A ideia surgida no final de 2015 de formar uma outra empresa tendo como sócio o Luciano (Casarão) foi sendo desenvolvida mas só foi se efetivar a partir de novembro.Em 1 ano vamos ter que pagar a ele 800 mil reais (corrigidos).

Na Altermark, o ano foi de trabalho para angariar receitas empatando com os custos.

Nas lojas, deu-se o mesmo. Me comprometi a não colocar mais nenhum centavo. Ou elas se sustentam ou fecham.

Desistimos de alugar a 1.350 por temporada e logo alugamos por 30 meses.

Junho - Dispensamos a Paulinha. As lojas ficam com uma só funcionária.

Setembro - Entregamos o apartamento 2007 do Rosa. Passo a descer apenas um dia na semana.

Outubro - Tanto a VH quanto QP faturam em torno de 9 mil em vendas. Não se pagam. Estão sobrevivendo com o saldo em caixa. Consigo finalmente estimar o valor do estoque da Qpapel (200 mil reais). A estratégia é baixar o estoque.

Novembro - Na Altermark acordamos reduzir nossas retiradas básicas em 40%, passando para cerca de 36 mil reais.

Entre ganho de receita com locação de imóveis e redução de despesas, nestes últimos 18 meses já consegui um montante de 38 mil reais.

2017

O Felipe encerra a Comemore e resolve investir na formação de padeiro.

Com a necessidade de um local para armazenar os móveis vindos do Rio, colocamos na loja 7 do All Suites e, juntando outras tralhas, criamos um Bazar de Garagem.

Viajamos para o Atacama (Chile, com casais Henrique e Luiz Antônio) e El Calafate (Argentina, com casais Chico e Luiz Antônio) em novembro.

2018

Em janeiro me afasto da operação das empresas.

O Felipe começa a produzir pães colocando para venda na Qpapel e no Luizão.

Viajamos para Europa em maio/junho com os casais Accioly e Osório, começando por uma semana de penichétte na Borgonha. Depois eu e Regina formos para a Bretanha e terminamos em Portugal

O Wilson entrega a 1.350 em dezembro mas já alugamos para o Cacaio a partir de 1/2/19.

Em novembro fiz acordo com o Sérgio Menezes, amigo do Sérgio Albrecht, para ocupar 40 m2 do bazar com seus móveis.

2019

A Paula muda para Itaipava em 15 de janeiro. Henrique e Vitória vão estudar no Adventista.

Em fevereiro o Serjão desiste de ficar na loja 7 por total falta de vendas.

Fechamos a Qpapel em 31/3/19. Colocamos a loja para locação. O estoque remanescente será levado para o Bazar.

Tive uma conversa com os filhos alertando-os para nossa realidade presente e futura de renda, e, por consequência, reformulamos nossa ajuda num sentido de redução gradativa.

Para reduzir despesas e aumentar a renda, pretendemos alugar o loft para temporada e fim-se-semana enquanto não alugamos a 805 por contrato de 30 meses e nos mudamos para um apartamento.

Viajamos para a Europa em 15/5 para fazer 5 semanas de penichétte.

2020

Em 30/Jan Felipe vai com a família para Orlando, tentar a vida por lá com visto F1 dado em função de um curso de inglês para a Cristiane.

Em fevereiro começam a surgir as notícias sobre corona-vírus na China. Em meados de março é decretada quarentena em praticamente todo o país.


Em junho começa alguma flexibilização com obrigatoriedade de uso de máscara, distanciamento social e uso de alcool em gel.




Em fevereiro o Serjão desiste de ficar na loja 7 por total falta de vendas.

Fechamos a Qpapel em 31/3/19. Colocamos a loja para locação. O estoque remanescente será levado para o Bazar.

Tive uma conversa com os filhos alertando-os para nossa realidade presente e futura de renda, e, por consequência, reformulamos nossa ajuda num sentido de redução gradativa.

Para reduzir despesas e aumentar a renda, pretendemos alugar o loft para temporada e fim-se-semana enquanto não alugamos a 805 por contrato de 30 meses e nos mudamos para um apartamento.

Viajamos para a Europa em 15/5 para fazer 5 semanas de penichétte.

2020

Em 30/Jan Felipe vai com a família para Orlando, tentar a vida por lá com visto F1 dado em função de um curso de inglês para a Cristiane.

Em fevereiro começam a surgir as notícias sobre corona-vírus na China. Em meados de março é decretada quarentena em praticamente todo o país.


Em junho começa alguma flexibilização com obrigatoriedade de uso de máscara, distanciamento social e uso de alcool em gel.




m fevereiro o Serjão desiste de ficar na loja 7 por total falta de vendas.

Fechamos a Qpapel em 31/3/19. Colocamos a loja para locação. O estoque remanescente será levado para o Bazar.

Tive uma conversa com os filhos alertando-os para nossa realidade presente e futura de renda, e, por consequência, reformulamos nossa ajuda num sentido de redução gradativa.

Para reduzir despesas e aumentar a renda, pretendemos alugar o loft para temporada e fim-se-semana enquanto não alugamos a 805 por contrato de 30 meses e nos mudamos para um apartamento.

Viajamos para a Europa em 15/5 para fazer 5 semanas de penichétte.

2020

Em 30/Jan Felipe vai com a família para Orlando, tentar a vida por lá com visto F1 dado em função de um curso de inglês para a Cristiane.

Em fevereiro começam a surgir as notícias sobre corona-vírus na China. Em meados de março é decretada quarentena em praticamente todo o país.


Em junho começa alguma flexibilização com obrigatoriedade de uso de máscara, distanciamento social e uso de alcool em gel.




CRONOLOGIA PROFISSIONAL

1964/65/66 - Minhas primeiras experiências de trabalho foram auxiliando meu pai nas datas de pico da Padaria e Confeitaria Petrópolis - Ex-Alemã. Ajudava empacotando, arrumando, limpando etc.

1967 - Como quase a totalidade dos pais, o meu também achava que tinha "a" solução para meu futuro profissional: herdar sua posição na confeitaria. Fizemos um acordo: por um ano eu trabalharia diretamente com ele na parte industrial e, ao final, eu estaria livre para seguir outro caminho se assim o desejasse.

1968/Fev - Terminado o ano comuniquei que não queria continuar. Meu pai aceitou e ainda me ajudou a encontrar outro trabalho. Um amigo era gerente do, extinto, Banco Ribeiro Junqueira, depois, Banerj, e me tornei bancário.

1968/Ago - Em uma curta carreira de 6 meses, fiz uma trajetória meteórica, galgando uma promoção praticamente a cada mês, mas minha dedicação/determinação cobrou um preço: não conseguia largar o banco a tempo de frequentar as aulas do 2º ano noturno do curso de Contabilidade. Então, tomo o que considero minha primeira decisão adulta de controle da minha vida: peço demissão para fazer cursinho vestibular e, paralelamente, fazer os exames para ter o certificado do 2º ciclo através do antigo "Artigo 99" ou "Madureza".

1969/Jan - Eram 6 matérias para ter o certificado do 2º ciclo, os exames eram feitos de 6 em 6 meses, mas a regra limitava a 5 matérias em cada exame, obrigando, portanto, a dois exames. Passei nas 5 matérias, sobrou uma, sociologia, para julho. Paralelamente, passei no vestibular da faculdade de Economia da UCP. Me matriculei com a obrigação de apresentar os comprovantes de conclusão. Enrolei o máximo que pude, mas em maior, recebi o check mate e tive que sair. Essa passagem de 3 meses na faculdade, me proporcionou fazer 2 cursos: Leitura Dinâmica (onde tive a companhia de meu pai) e Linguagem de Programação FORTRAN IV, que me seria muito útil à sobrevivência na nossa maior metrópole.

1969/Jul - Passei na última matéria do "madureza", peguei meu certificado, e comuniquei à família minha intenção de ir morar em sozinho em São Paulo e tentar o vestibular da FEAUSP. Meu pai só me fez uma pergunta: "Do que você precisa?". "De 400 cruzeiros por mês até encontrar meu sustento", foi minha resposta.

1969/Ago: Desembarquei de um Cometa (um Commings), às 6 horas de uma manhã fria de 2a feira na rodoviária de Sampa. Um único endereço: da casa da prima de um grande amigo que havia tomado a mesma decisão de ir à luta cerca de 6 meses antes. Em uma cama no quartinho de empregada, por uma semana lá fiquei para empreender a procura por uma pensão.

1969/Dez: Após 4 meses de cursinho, fiz o vestibular para entrar na mais prestigiada universidade brasileira. Depois, fui para Petrópolis passar as festas de final de ano.

1970/Jan: Uma alma bondosa me liga me avisando que meu nome estava na lista dos aprovados publicada no Estadão. 

1970/Fev: Na rua Maria Antônia passei pelo trote obrigatório, sem traumas, só uma cabeça raspada.

1970/Jun: Sou um dos 3 aprovados para estagiar na UPD (Unidade de Processamento de Dados) da FEA, o que me proporciona passar a receber uma bolsa mensal de... 400 cruzeiros! Ali fiquei até o dia em que decidi, na proximidade de ser pai, voltar para Petrópolis.

1971: Frequento a faculdade, evoluo no conhecimento de linguagens de programação, arrumo alguns freelas e viajo a cada 15 dias para ver Regina.

1972/Jan: Caso com Regina e a aventura de minha construção como adulto passa a ser feita a dois. Vou repetindo o ano anterior até que veio a notícia da rubéola, provocando a decisão de trancar ao final do 3º ano e nos mudarmos para Petrópolis, onde teríamos a assistência que nossas famílias poderiam nos proporcionar.

1973/Jan: Nasce Felipe. Conheço o Rio de Janeiro na fâina de procurar por um emprego. 

1973/Jun: Entro para o CPD (Centro de Processamento de Dados) da Eletrobrás, onde fico como programador até 1977.

1977/Mai: Peço demissão para fazer da fotografia minha profissão. Junto com Enrique Fernandez, crio um estúdio no edifício Gelli, em Petrópolis

1978/Fev: Escolhas de caminhos diferentes, nos levam a fechar o estúdio. Eu busco uma oportunidade na Paulo Giovanni Publicidade em troca de... experiência.

1978/Jun: Depois de 4 meses me concentrando nas áreas administrativa e financeira, sou convidado por Giovanni e Maurício Nogueira a me associar a eles no projeto da agência.

1978/Set: Compramos uma casa na rua Sampaio Viana, no Rio Comprido. Depois de 3 meses pilotando as reformas para adaptar às nossas necessidades, nos mudamos. Crescemos.

1982/Jul: Precisávamos de uma sede ainda maior. Depois de muita negociação, compramos uma casa na Rua Santa Amélia, ainda no Rio Comprido, de um ramo da família Peixoto de Castro. Cinco meses de reforma total pilotada por mim e por Paulo Branco, um arquiteto português (poucos tempo depois ele voltou para a terrinha).


1986/Nov - Tendo sérias divergências com o Giovanni, saio da agência.

1987/Mar - A partir de uma ideia do Mauricio, eu e Emilio formamos uma sociedade, a Alternativa de Marketing Ltda.

1988 - Conquistamos a conta da griffe de moda Philippe Martin, cujo dono era amigo do Emilio. Em dois anos realizamos 7 campanhas nacionais de lançamento de coleção.

1993/Mar - Com a empresa sem clientes e sem perspecitiva, deixo a sociedade para tentar me colocar como executivo em média empresa.

1993 a 1997 - Sobrevivo de trabalhos eventuais de consultoria em planejamento de campanhas, principalmente trabalhando para concorrências com outras agências para conquista de contas do setor privado e estatal.

1997/Ago - Contatado pelo Emilio, aceitei conduzir o projeto de um seminário para a Souza Cruz, "Novos Tempos, Novos Meios". Esta experiência foi o estopim para que no início de 98 nós resolvêssemos retomar o projeto Altermark, na condição de focado no mercado de mídia exterior, que logo depois passamos a adotar a denominação de Out-of-Home. 

2000/Dez - Depois de 10 meses dedicados ao projeto da participação da Clear na licitação do Rio, finalmente foi assinado o contrato com a prefeitura do Rio relativo à concessão de exploração de mobiliário urbano na área 1 da cidade (Tijuca, centro e zona sul).

2003 - Não me lembro em que mês, nos mudamos do Leblon para o 1155 da av. das Américas na Barra.

2008/Jun - Depois de obras para unir 6 salas (de donos diferentes), nos mudamos para o Le Monde.

2010/Jan - O Alexandre torna-se sócio. O acordo prevê que o pagamento da participação de 30% será paga com o próprio resultado da empresa. 
2015 - Não sei quando começou, mas o Alexandre arrumou uma filial em Miami e pretende se divorciar. Vai sobrar para a empresa, não tenho dúvida.

2015/Abr - Aquilo que já vínhamos desconfiando desde o final de 2014, se concretiza formalmente: a TIM Brasil nos comunica que não vai renovar contrato a partir de julho. Por pressão minha, iniciamos um processo de ajuste da equipe a uma nova realidade que teríamos. Até final de julho, demitimos cerca de 25 funcionários, sendo que com 5 deles celebramos contrato em Pessoa Jurídica. Paralela e finalmente, iniciamos um processo de prospecção de novos clientes, basicamente conduzidos por Alexandre e Alessandra.

2015/Ago - A TIM ainda não efetivou a sua saída. Perdemos receita, tanto por queda de faturamento quanto por queda de margem. 

2016/Jan - Continuamos com TIM, mas os honorários passam a ser de 1%, ou seja, nossa receita, pelo menos com este cliente, passa a ter que vir exclusivamente de BV.

2016/Mai - Nova redução, agora com a mudança definitiva da TIM saindo do modelo agência para o modelo de parceria com a McCann, com a qual tivemos que dividir meio a meio a BV.

2016/Jun - O problema Alexandre/Miami traz consequências para a empresa. Na última semana ele fez uma retirada extra de 250 mil reais para atender pressões do seu divórcio. O total de excesso de retiradas hoje já é de mais de 800 mil reais.

2016/Jul - Nos 6 primeiros tivemos um prejuízo mensal médio em torno de 200 mil reais. Nossas reservas cairam de 2 milhões para 300 mil reais e as perspectivas dos próximos 6 meses apontam para um prejuízo de 500 mil reais.

Finalmente foi assinado o contrato de criação da SMART MEDIA, sociedade nossa com o Casarão, projeto que veio sendo negociado desde o final de 2015.

2016/abr - Conquistamos a conta da Estácio via Artplan, o que nos obriga a criar uma outra empresa, OOH NET, para operar no modelo exibidor e Lucro Real.

2017/jun - O ano mais difícil. Fui contra e fui vencido na proposta de mudança de sede para a Glória. Decisão insensata que nos custou um capital que não tínhamos, o que acabou por nos forçar a vender as 2 salas do Le Monde após a mudança. O divórcio do Alexandre se concretiza, assim como seu affair cubano. O projeto SMART se arrasta. Em final de novembro nos mudamos. 

2017/nov - Toda uma discussão se estabelece porque os sócios, incluso Casarão na Smart, acham que o melhor é Altermark e Smart operarem no Lucro Real. Ao final, a partir de jan/18 a mudança é realizada. 

2018/jan - Me afasto da operação da empresa numa combinação de desejo meu com desejo deles. Alexandre passa a viver entre Miami e Rio.

2018/abr - Smart desanda de vez e decide-se pelo encerramento da sociedade num ambiente de acusações de ambas as partes. Pendências de solução para um distrato se arrastam. Há uma total dificuldade em se conversar.

2018/mai - A Artplan se bandeia para a Smart. Em novembro, retorna, inclusive em melhores condições para nós.

2019/jan - Os sócio me apresentam a absurda proposta deles, só eles, passarem a ganhar um bônus por desempenho.!!! Um absurdo por si só, uma forma de aumentar a participação nos lucros sem alterar a participação na sociedade. E apenas se positivo o resultado!!! Se negativo não!!! Junto também uma proposta de participação no pró-labore proporcional ao tempo dedicado às empresas. Evidentemente, 90% do tempo de cada um deles!!! Decidiram iniciar um outro projeto de negócios, AlterLabs, voltado para mídia digital, sob o cnpj Altermark, mas operando nas instalações da ex-ADSMAIS promoções, do Emilio para assuntos do Kidzânia.

2019/mar - Feita a análise comparativa, fica evidente que a decisão de Altermark no Lucro Real se mostrou pior que se deixada no Lucro Presumido. 




Nesta seção, vou "dar uma geral" na minha vida familiar. Vou contar a partir de fotos de momentos, a maior parte deles, vividos com minha paixão, minha deusa, minha amada. Optei por colocar em ordem decrescente de ano, mas, dentro do ano, em ordem crescente de mês e dia.

2016

JULHO
No dia 4 tomei a decisão, por enquanto radical, de não mais beber álcool.

Eu e Regina resolvemos colocar as duas casas da Manga Larga para locação. Ao alugar uma, ficamos na outra.

JUNHO
Em função da possibilidade de no médio prazo haver uma queda ainda maior da minha renda, abandonei a ideia de comemorar com uma viagem à França, os 10 anos de penichétte.

De 8 a 12 fomos conhecer Foz do Iguaçu.

MAIO

Fomos, com o Casal Luiz Antônio e Cristina, conhecer o Uruguai (Montevidéo, Sacaramento e Punta del Este).

2015

JANEIRO
De 25 a 1/2, desta vez por uma semana, a família foi para o Gamela.


JUNHO
Penichete na Alemanha, ao norte de Berlim, com mais 5 casais: Isaias /Nancy, Henrique/Sandra, Celso/Ana, José Carlos/... e Sérgio/Neusa.


OUTUBRO
 De 2 a 4 ficamos em Conservatória, no Hotel Florença, em comemoração ao aniversário do Rubens. Junto foram os casais: Paulo/Djanira, Wili/Ana, Marcos/Rosângela.






2014

MARÇO (22)
Dei um festão de aniversário (24) para mais de 80 pessoas.

Os amigos escoteiros: Henrique e Isaias (amizade ressetada depois de mais de 30 anos)

Até Giovanni, Leonardo, Zélia, Antonio/Vânia, vieram.


Veja muitas outras fotos aqui.

MAIO/JUNHO
Fomos para a Europa junto com Luiz Antonio/Cristina e Francisco/Bety. Roteiro começou com uma semana de penichette na Alsácia e depois de carro por 15 dias pela rota romântica no sul da Alemanha, terminando em Paris.








Henrique começou a ter aula de bateria e o Diogo de violão.

AGOSTO:
Resolvemos fazer uma piscina na 1350.

SETEMBRO:
Eu e Regina fomos para a Europa. Primeiro uma semana navegando pelo Reno.

Depois, 2 semanas viajando de trem pela Suíça.

Transferi a loja 18 do Arcádia para o Felipe. Eles vão abrir um novo negócio: aluguel de materiais para festas.

OUTUBRO:
Aniversário do Rubens (3), fomos com outros 20 casais festejar em Barão de Mauá.

NOVEMBRO:
Aniversário do Henrique Maia (27) fomos festejar em Conservatória, junto com Henrique/Sandra, Luiz Antonio/Cristina e Helcio/Paulete Veiga.

Regina prometeu gravar o 2º CD em 2015.

DEZEMBRO:
Fizemos a vistoria dos apartamentos do Riserva dei Fiori. Deveremos receber as chaves até final de março.

Só em 20 de dezembro a piscina da 1350 ficou pronta.

Natal no Nosso Canto.

Transferi a loja 152 do Vilarejo para a Paula.

Junto com Isaias/Nancy e outros 5 casais, pegamos o MSC Lirica no dia 27 e fizemos o roteiro: Rio/Salvador/Cabo Frio/Rio (reveillon com vista para o foguetório)/Ilha Bela/Rio. Chegamos dia 3.

Foi um ano bastante estável na agência. No dia 20 o Kidzânia do Emilio abriu para o público, depois de 10 dias só para convidados.

Não consegui fazer funcionar o Atelier. O Hueliton fez nova operação, acharam uma infecção óssea, ficou 2 meses no hospital tomando soro na veia.

Acho que estou chegando ao fim de um período de crise existencial. Nestes últimos dias cheguei a uma conclusão: quero conseguir registrar/organizar todas as minhas ideias sobre o I+QP, com todas as implicações na vida pessoal, social e política.

2013

JANEIRO:
Final do mês, fomos comemorar aniversário de casamento com filhos e netos no Gamela.

MARÇO: Compramos a casa 1350 da Manga Larga.

JULHO:
Paula passou uma semana conosco em Itaipava. Vitória, com pouco mais de 3 anos, já fala tudo e com aquela voz rouca super-sexy que ela tem. ;-)

Em uma reunião neste final de mês, Castanho apresentou um relatório da auditoria sobre 2012. Um monte de bobagem, algumas me irritaram a ponto de eu não me segurar. Mas, com certeza, tive a chance de por um ponto final na palhaçada toda.

AGOSTO: Estou abrindo o Atelier ArteFoto no shopping Vilarejo. O objetivo é ter um espaço onde eu possa, com a ajuda de um assistente operador gráfico, editar, imprimir e expor minha arte fotográfica.

SETEMBRO
Eu e Regina fomos para a Europa: Portugal, Itália e França.








OUTUBRO:
Fizemos ajustes na 1350, principalmente a transformação da casa de caseiro em casa de hóspedes, com cozinha e sala integradas.


2012

JANEIRO:
O ano começou muito mal para mim em função da rasteira que recebi do Alexandre.
Uma auditoria foi contratada para levantar a minha "incompetência" e, quiça, "integridade moral".

2011
FEVEREIRO
Finalmente conseguimos nos mudar para o NOSSO CANTO, mas ainda faltando algumas coisinhas.

DEZEMBRO:
Na agência foi um ano terrível para mim.

2010
MARÇO
Compramos a casa da Manga Larga e passamos a chama-la de NOSSO CANTO.

JUNHO
Dona Leatrice alugou nosso apartamento do Dei Pini e no dia 17 trocamos de casa.

JULHO
No final do mês começamos a reforma, com a ajuda da arquiteta Ana Cristina e do construtor Marco Nunes.

2009


2008
MARÇO
Recebemos o apartamento do Dei Pini, mobiliamos e passamos a vir para Itaipava todo fim-de-semana.

MAIO
Com Rubens e Maria José fomos para a Europa (França e Itália)

2007
JANEIRO-21
O Felipe inaugura a QPapel em Itaipava depois de fechar o mercadinho no Barreto em Niterói.

FEVEREIRO
Montei uma exposição de fotos no Shopping Estação Itaipava. O objetivo mesmo foi ajudar na divulgação da papelaria.


 SETEMBRO
Compramos o apartamento com ares de casa no Condomínio Dei Pini.

2006

SETEMBRO/OUTUBRO

Viagem à Europa por 45 dias (deixamos o apartamento do Riviera na mão do Nilton Gaspar para fazer uma reforma de banheiros e integração da sala com a cozinha).

Penichete, Paris, Madri, Valença, Palma de Maiorca, Lisboa, Algarve.

Mas começamos por Fernando de Noronha.



1992
SETEMBIO

10 - No Caderno de Turismo de O Globo leio a reportagem sombre as penichettes.

1982
FEVEREIRO
Com financiamento de 15 anos pela Caixa Econômica, compramos um apartamento de 3 quartos no Condomínio Riviera Dei Fiori e nos mudamos para a Barra da Tijuca no Rio de Janeiro.

Regina na peça apresentada no colégio Veiga de Almeida, provavelmente em 1984.

1973
JANEIRO-10

Felipe nasceu em Petrópolis, no hospital Santa Tereza sob muita apreensão pelo fato de Regina ter tido rubéola na passagem do 5º para o 6º mês de gestação. Ela havia corajosamente, pois apesar das dúvidas do médico, optado por ter nosso filho independente dos riscos. O parto não foi nada tranquilo, mas terminou tudo bem, e a única sequela para o Felipe foi um probleminha insignificante de vasos linfáticos no pé direito.


Aos 3 anos.


1972
JANEIRO-30

Nos casamos neste dia depois de um namoro de finais de semana de 15 em 15 dias (eu morava em São Paulo) e de um noivado um pouco conturbado - dona Neuza tinha outros planos para sua filha.

Casamos na igreja do antigo colégio Sion, cujas instalações passaram a ser ocupadas pela Universidade Católica de Petrópolis.

O casamento foi celebrado por Frei Clarêncio, um padre franciscano a quem eu, apesar de ateu, devotava um profundo respeito por suas posturas de vanguarda, ideias que mais tarde seriam condensadas na Teologia da Libertação e fortemente defendidas por Frei Leonardo Boff, tendo lhe custado a expulsão da Igreja. Esta escolha nos deu um bom trabalho pois a igreja pertencia aos dominicanos.

Algumas curiosidades:

1 - O convite de casamento foi feito em máquina Xerox reproduzindo original feito a mão por mim e por Regina (capa com um cartum da época, contracapa com um pensamento de Voltaire e mito com símbolo hippie.

2 - Minha vestimenta foi uma combinação de calça laranja, um paletó quadriculado de amarelo e marrom, uma camisa... e uma gravata.... sei lá, pena que não temos fotos a cores.



3 - Casamos sem ter onde morar. Depois de uma lua-de-mel em Camboriu, chegamos a São Paulo e nos hospedamos por uma semana na kitinete de uma colega de trabalho que estava de férias em sua cidade natal. Esta semana foi o tempo que tivemos para encontrar um apartamento, alugar e colocar o básico: uma cama e um fogão. Evidentemente nenhum de nossos familiares sabia disso.

AGOSTO/SETEMBRO

Regina, com 5 meses de gravidez, é diagnosticada com Rubéola. Como ocorreu no limite entre a virose deixar ou não sequelas no feto, ela tomou a decisão de ter a criança. Eu tinha medo.


DEZEMBRO

No final de dezembro, com a ajuda de meu pai, freto a remessa de nosso mobiliário para Petrópolis, onde nos acomodamos no quarto que foi de minha irmã.



1961
Meu pai proporcionou uma viagem ao sul para meu avô rever parentes em Porto Alegre.



1959
Em frente à nossa casa na Cardoso Fontes, já dividida em 2 casas. Meus avós, Josefina e José, estão bem em frente ao portão que leva (até hoje) à casa de cima onde passamos todos a morar. Um provável parente de um deles está em frente ao portão da garagem da casa de baixo que passou a ser alugada.








1958
JUNHO - 24 - terça-feira

Estávamos em São Paulo, onde fizemos uma parada a caminho do sul, no dia da vitória do Brasil sobre a França por 5 a 2. A foto é do lambe-lambe enquanto ouvíamos os gols pelos alto-falantes espalhados pela cidade.


1949
MARÇO - 24
Nasci por volta do meio dia, tirado a forceps, pelo que sei.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião. Discorde, concorde, acrescente, aponte algum erro de informação. Participe deste blog.

Obrigado.